sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

João Carlos traz garantias de Brasília

positivas para as demandas encaminhadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em reunião, na tarde da última quarta-feira, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes garantiu que não faltarão recursos para ajudar a repor as perdas do estado em função das chuvas.

Foram asseguradas verbas para o replantio, para a comercialização do trigo e do feijão, para a recuperação das estruturas das propriedades atingidas pelos fenômenos climáticos, além de extra-teto para os produtores que estão com o limite esgotado. Outra medida confirmada foi o alongamento do zoneamento agroclimático para as demais culturas, como já ocorreu com o arroz.

O representante do Banco do Brasil, presente na audiência, afirmou que o BB deverá começar ainda esta semana as orientações para o atendimernto dos pedidos dos produtores. Também serão agilizadas as vistorias do seguro. Ontem, quinta-feira, aconteceu audiência, em Porto Alegre, na sede da Secretaria da Agricultura, com entidades ligadas ao setor – entre as quais Irga, a Emater/RS e o Banco do Brasil. Outro encontro, nesta sexta-feira, também na Seappa, reuniu instituições bancárias para debater medidas de apoio aos produtores do Rio Grande do Sul.

Leg