sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Apagão em SLS: Zé Nunes critica estatais

São Lourenço do Sul está sem energia elétrica e abastecimento de água da última quarta-feira. Uma torre da CEEE que abastece o município caiu no Rio Camaquã, deixando as cidades de São Lourenço, Turuçu e parte de Cristal sem luz.

A tarde de quinta foi de reuniões, nas quais o prefeito José Nunes (PT), seu vice, Daniel Raupp (PT) e secretários municipais avaliaram a situação do município. Ao final foi decretada a Situação de Emergência. Com a equipe da prefeitura também estiveram o gerente regional da CEEE, Sibidal Munhoz Lopes, o gerente local da Corsan, Everton Dickmann, representantes da polícia militar e civil e representantes da Associação Comercial.

A pressão por parte da administração municipal resultou na disponibilização de sete geradores da CEEE e a liberação de uma equipe de trabalho e quatro geradores da Corsan. O equipamento está sendo instalados em pontos estratégicos para a geração de energia, como posto de saúde, prédio central da prefeitura, secretaria de obras, prédio da policia civil e prédio de armazenagem da merenda escolar.

Uma parceria entre a prefeitura municipal e a empresa Japesca está disponibilizando um barco para ajudar na aproximação da torre e o resgate dos cabos de energia que se encontram dentro do rio.

Segundo o prefeito José Nunes, São Lourenço tem a situação controlada, não havendo desalojados e desabrigados e as equipes de limpeza e recuperação de tubulações e esgotos estão trabalhando para que a água possa fluir e não causar maiores problemas. Para o prefeito o problema está com as empresas que abastecem o município com água e energia. “Lamentamos profundamente a falta de preparo e planejamento das duas empresas, CEEE e Corsan, responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e água, bens indispensáveis para a população”.

José Nunes critica também as duas estatais: "a Corsan por não possuir geradores reserva para emergências. A CEEE por deixar um município como São Lourenço, com quase 50.000 habitantes, com uma única via de recebimento de energia".

No interior do município as enchentes isolaram várias localidades, alagaram estradas e romperam duas pontes. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilmar Ludke, cerca de 30 bueiros e aterros estão danificados, além do registro de árvores tombadas interrompendo o trânsito e grandes danos nas estradas.

Segundo informações da Corsan, ainda nesta sexta-feira o abastecimento de água no município deveria ser normalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg