terça-feira, 15 de setembro de 2009

São Lourenço: organizadores comemoram resultados da 32ª Expofeira

Os organizadores da 32ª Expofeira, 13ª Mostra da Indústria e Comércio e 4ª Comarroz de São Lourenço do Sul fizeram um balanço positivo da festa, encerrada neste domingo. A feira, que abriu o ciclo das feiras de primavera do Estado, vendeu 60% da oferta de animais das raças Angus, Braford e Hereford, com médias de 4,5 mil. Ao todo, mais de cem animais – entre os de venda e de argola – participaram da Expofeira de SLS. Segundo Luiz Roberto Saafeld, diretor do Sindicato Rural de São Lourenço, os negócios foram considerados bons ao se levar em conta as condições climáticas verificadas durante a feira. Com a exceção de domingo, choveu em todos os dias do evento.

Na exposição, destaque para o Reservado de Grande Campeão Devon da Expointer 2009, da Fazenda Corticeiras, de Cristal. O macho, que também levou o título de animal mais pesado da exposição de Esteio, com 1260 quilos, foi uma atração à parte no parque de Exposições do Sindicato Rural. A premiação dos campeões se deu na noite de sábado, em jantar no CTG Sepé Tiarajú.

Outra atração da feira foi a realização da primeira Credenciadora ao Freio de Ouro 2010. Ao todo 99 animais do Estado e de Santa Catarina participaram das provas funcionais e da exposição morfológica. Entre os machos o melhor colocado foi Diamante do Recanto Crioulo, da Cabanha Divina Aliança, Canoinhas (SC). Atrevida da Tracioneira, da Cabanha Tracioneira, de São Lourenço do Sul, teve o melhor desempenho entre as fêmeas. Nas duas categorias as disputas foram acirradas, com mínimas diferenças finais de pontos entre os primeiro colocados.

O encontro também foi marcado pela inauguração da sede local do núcleo de criadores da raça, construída dentro do Parque do Sindicato Rural. “Só temos a comemorar, já que tudo saiu dentro do esperado. Além disso, pela primeira vez realizamos uma credenciadora com casa própria”, comentou o presidente do núcleo de SLS, João Alberto Cunha da Rocha.
Em relação ao público o maior fluxo no parque se deu mesmo no domingo, quando a chuva deu uma trégua após três dias ininterruptos. De acordo com os organizadores, 7 mil pessoas visitaram a feira. Um show com o Grupo Querência contribuiu para atração de público. O grupo, que lançou novo CD em São Lourenço do Sul, fechou as atividades da feira, que teve ainda no domingo a apresentação de cães da raça Border Colie com ovinos. Ao todo 30 expositores comerciais, além de pequenos agricultores que comercializaram produtos no pavilhão da Agricultura Familiar participaram do evento. O artesanato também se fez presente.


De acordo com o chefe local da Emater, Alfredo Decker, mesmo com o maior volume de visitantes sendo verificado no último dia, os pequenos agricultores saíram satisfeitos da feira. “É claro que poderíamos ter um resultado muito melhor, caso tivéssemos tempo bom nos demais dias, mas mesmo assim, os expositores saíram satisfeitos com as vendas, o que nos deixa gratificados também”, comentou Decker, que coordenou o pavilhão disponibilizado pela secretaria Estadual da Agricultura.

Dirigentes ressaltam união
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Leonhard Yepsen, ressaltou a confiança e o espírito participativo dos expositores comerciais. “Só temos a agradecer a esses empresários, que não arredaram pé e ficaram firmes durante todos os dias, mesmo com o tempo ruim”, disse Yepsen, também sublinhando que o público do domingo compensou todo o esforço. Para ele, mostras como a do fim de semana tem duas importantes funções: “reforçam institucionalmente na comunidade as empresas e, se não consolidam negócios, os deixam preparados”.

Rosângela Saafeld, presidente do Sindicato Rural, também destacou a parceria demonstrada pelos envolvidos na feira. “Mesmo com o tempo ruim, se manteve o entusiasmo e o resultado foi magnífico”, destacou a dirigente, para quem a festa foi finalizada com êxito. Rosângela Saafeld ainda ressaltou o aspecto técnico que revestiu a feira, com palestras focadas em assuntos atuais do agronegócio. “A participação dos crioulistas e a inauguração de sua sede no interior do nosso parque foram marcos desta feira”, observou. Outro ponto enfatizado pela presidente foi a dedicação dos arrozeiros à festa, que através da ação Comarroz preparou e serviu arroz de carreteiro durante toda o evento.
_____________________________
Texto: Alex Soares
Fotos: Rafael Grigoletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg