terça-feira, 15 de setembro de 2009

Camaquã inaugura o Memorial da 16ª Região Tradicionalista

Foi inaugurado em Camaquã, nesta segunda-feira, 14, durante Sessão Solene da Câmara de Vereadores, no CTG Camaquã, o Memorial da 16ª Região Tradicionalista. O Memorial traz simbologias das cidades de Arambaré, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul e Tapes). O objetivo da ação que já conta com mais de seis meses de pesquisa é preservar a história das vivências tradicionalistas da região Centro-Sul.

Depois, o Memorial será instalado nas dependências do Forte General Zeca Netto e, além de atração turística, servirá também como fonte de pesquisa. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem como parceria todos os tradicionalistas da região interessados em resgatar e conservar a história de todo o processo de construção da 16ª RT.

Entre as peças raras, integra o acervo a indumentária e a faixa da primeira-prenda do Rio Grande do Sul, Silvana Caldasso, vencedora do concurso realizado em 1979. Outra doação importante é um painel pintado a mão em 1973 pela artista plástica Cecília de Barros, lembrando a história do Negrinho do Pastoreio. Durante anos, a obra decorou o fundo do palco do CTG Rodeio da Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg