terça-feira, 18 de agosto de 2009

Parque Assis Brasil: quatro décadas de história

Estamos nos aproximando da Expointer. Ela começa em duas semanas e o assunto agronegócio dominará a pauta durante uma semana. A fim de preparar um material institucional sobre o evento, pesquisei sobre o local da feira. O resultado disso compartilho também aqui com os leitores.

Inaugurado em 1970, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil foi comprado pelo governo estadual na gestão do secretário da Agricultura Luciano Machado, no final da década de 1960. A aquisição foi feita após a constatação da necessidade de se ter um outro local para a feira, já que a exposição crescera e o parque do Bairro Menino Deus (sede da Secretaria) ficara pequeno para abrigar criadores do Brasil e do Mercosul. O governo era comandado por Euclides Triches.

Inicialmente foram adquiridos 64 hectares da Fazenda Kröeff, em Esteio. À época, inclusive, houveram protestos de produtores, que achavam o local longe. Em 1972 o parque torna-se sede oficial da feira latino-americana Expointer (Exposição Internacional de Animais), que visava, na linguagem oficial da época, “propagar as inovações tecnológicas provenientes do segmento agropecuário e agroindustrial”. Em 1972, participaram 12 países sul-americanos e europeus.

Em 1998, o governo estadual anexou uma nova área e hoje o local possui 141 hectares – mais do que o dobro das dimensões iniciais.
Em 1985, a Farsul reconheceu o trabalho do homem que idealizou o parque Assis Brasil, dando seu nome ao auditório da casa da entidade em Esteio de Luciano Machado. Nas décadas de 1960 e 1970, o secretário da Agricultura também respondia pelas áreas da Indústria e Comércio.

Hoje, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil oferece aos visitantes e expositores infraestrutura distribuída em área de 141 hectares. Ela conta com 45,3 mil m² de pavilhões cobertos, 70 mil m² de área para exposição, 19 locais para julgamentos, nove espaços destinados à realização de leilões e auditórios.

Exposições de animais e máquinas, leilões, finais do Freio de Ouro, comidas típicas, feiras de agricultura familiar e artesanato, bem como apresentações culturais, artísticas e folclóricas são algumas das atrações disponíveis na Expointer.

Aos visitantes reserva acesso a restaurantes e lancherias, agências bancárias e de câmbio, posto médico, telefones públicos, agências de turismo, estacionamento exclusivo para carros e postos de correio.

Leg