quinta-feira, 23 de julho de 2009

Evento de São Lourenço tem lançamento na Capital

Foto:Antônio Paz
O Acendimento da Chama Crioula 2009, que este ano será em São Lourenço do Sul, no dia 22 de agosto, teve o seu lançamento oficial ontem, no Palácio Piratini.
O ato, que reuniu representantes do tradicionalismo, lideranças do governo estadual e uma comitiva de São Lourenço, foi no Galpão Crioulo da sede do Executivo estadual. Com uma forte política de desenvolvimento do turismo, há três anos o município se articulava para sediar o evento estadual. Para o prefeito José Nunes (PT), a oportunidade de sediar um momento desta importância para a cultura gaúcha é uma conquista regional.

Na avaliação do Secretário do Desenvolvimento e Turismo de SLS e presidente da AD Costa Doce Costa, Zelmute Oliveira (PT), a escolha do município reforça o valor de um dos principais produtos que vem sendo trabalhados na região: o Caminho Farroupilha.

Prefeito de Camaquã em 2003, quando o município sediou o ato, o secretário da Agricultura João Carlos Machado (PP) prestigiou a solenidade e comemorou o fato de mais uma vez a Chama Oficial Crioula ser acesa na Costa Doce.

Apesar de festivo, o ato desta quarta-feira teve também refletido o momento político do estado. Ao discursar, a secretária da Cultura, Mônica Leal (PP) analisou as posturas políticas do passado e do presente. Em entrevista a este repórter, voltou a desabafar: “Este é um momento importante para o povo gaúcho refletir e resgatar valores. Qual o modelo que se quer, o da perseguição, o da política raivosa, ou o da política séria, que busca a qualidade de vida de todos?, indagou a secretária.
A Fazenda do Sobrado, referência da Revolução Farroupilha será o cenário do evento de 22 agosto.

Leg