sexta-feira, 26 de junho de 2009

Não existe nenhum caso de Gripe A em Camaquã

A categórica informação de que não há nenhum caso de Gripe A1N1, a inicialmente popular Gripe Suína, foi repassada ao Blog, nesta sexta-feira pela manhã, pelo secretário municipal da Saúde, Reges Kulczynski (foto). Segundo ele, os boatos ganharam força na cidade porque três pacientes – dois estão internados no Hospital Nossa Senhora Aparecida – apresentaram febre alta e dores. Segundo ele, porém, os três casos já foram diagnosticados como sendo gripe comum.

Outro fato que corrobora a eliminação da possibilidade de haver caso de Gripe A em Camaquã é que nenhum dos dois pacientes internados não viajaram para áreas onde a doença se alastrou – cidades argentinas ou São Gabriel, por exemplo. Eles também não tiveram contato com ninguém que tenha viajado.

Já a pessoa que está em casa, uma mulher de 38 anos, esteve em Uruguaiana no último sábado, 22. Na segunda-feira, já de volta à Camaquã, apresentando sinais de gripe ela procurou ajuda médica. No entanto, a possibilidade de haver relação dos sintomas por ela apresentados com alguma contaminação na cidade que faz fronteira com a Argentina foi descartada. Isso porque o vírus da Gripe A permanece encubado por um período de seis a oito dias até que se manifeste.

No embalo do alarmismo instalado um fenômeno está surgindo em Camaquã (e provavelmente em outros lugares). Uma outra fonte ligada à saúde informa que é impressionante os casos de pessoas com gripe comum solicitando – e conseguindo - atestados médicos por acharem que podem estar com a Gripe A. O "período de observação", na verdade, é um jeitinho para pegar uns dias de descanso em casa.

Em relação ao Estado, a Secretaria de Saúde divulgou, ontem, quatro novas ocorrências em São Gabriel. Outros três casos foram registrados em Santa Maria, um em Balneário Pinhal e um em Novo Hamburgo. A maioria dos pacientes esteve na Argentina.

Números da Gripe A no Estado

1 - Bagé
1 - Balneário Pinhal
1 - Erechim
2 - Ijuí
1 - Novo Hamburgo
15 - Porto Alegre
3 - Santa Maria
1 - Santo Ângelo
25 - São Gabriel
1 - Viamão

2 comentários:

  1. Sarney é o exemplo vivo dos Coronéis da época do café e da cana de açúcar.
    E no momento a mídia tem dado pouca relevância a este noticiário, Por que ???/
    Porque o compadre lula já deve ter dado ordem á mídia de distrair o povo com outro " factóide ", Pois o Pt precisa do PMDB nas próximas eleições.
    Por que esses fatos e muitos outros mais que foram e serão levantado entre o senadores não são levados ao MP ( Min. Público ) para uma apuração dentro das leis e sem influencia política. ?????????
    O Brasil está precisando ser passado a limpo, pois estamos vivendo um período negro de mentiras. Veja-se o caso da crise econômica mundial e agora a Gripe do porco , que o governo teima em afirmar que não está afetando ao povo.
    Quem foram os autores das portarias Secretas e quem são os apadrinhados nomeados e quanto já roubaram das verbas orçamentárias.???????

    ResponderExcluir
  2. Alex, Parabéns pelo blog, nossa região precisa de pessoas que possam falar e comentar com qualidade nos conteúdos sitados.
    E estar atualizado e bem informado sobre o que acontece tanto na região como no mundo.

    ResponderExcluir

Leg