sexta-feira, 29 de maio de 2009

Preliminar da Expointer

Foto: Vilmar da Rosa
Este blogueiro está em Esteio, no parque Assis Brasil. Aqui, foi aberta oficialmente, ontem, a 5a Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul). Nada que lembre, claro, a Expointer. Aliás, este evento, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando) e com o apoio do governo do Estado, é uma espécie de preliminar da exposição-mãe do Estado. Na solenidade, a qual teve a participação do presidente da entidade, José Ernesto Ferreira e do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, classificou a feira como importante vitrine do agronegócio gaúcho.

João Carlos também destacou a qualidade dos rebanhos, a partir da reconhecida evolução genética promovida de forma cada vez mais profissional pelos criadores. Ao falar da manutenção e de conquistas recentes de novos mercados compradores, o secretário enfatizou os pesados investimentos feitos pelo atual governo nos departamentos de sanidade animal e vegetal. “É costume da governadora Yeda Crusius dizer que o setor primário é a locomotiva deste estado. Mais do que palavras esse conceito vem sendo traduzido na prática”, comentou Machado, ao falar da priorização dada pelo governo do Estado às ações relacionadas com a proteção sanitária.

Dentro da Fenasul, que se encerra no próximo domingo, 31, ocorre também a 32a Expoleite e a 9a Expoutono. Estão programados leilões de caprinos, ovinos, bovinos e equinos. O número de animais inscritos este ano na Fenasul chegou a 1.800.
O presidente da Gadolando destacou o crescimento na quantidade de inscrições da raça. Em 2009 são 215 animais pertencentes a 29 expositores. Em 2008 foram inscritos 196 holandês. Ferreira também frisou o retorno dos leilões promovidos por sua associação na Expoleite. “Há uma grande motivação entre os criadores e uma grande aposta no evento”, disse o dirigente.

Além dos leilões e provas e apresentações artísticas, a Fenasul tem a 1a Mostra da Cadeia Produtiva do Leite e o 1o Congresso Internacional da Pecuária Leiteira do Mercosul. A agricultura familiar, que pela manhã foi visitada pelas autoridades, também está com seu espaço no Assis Brasil. O evento está aberta ao público, com o ingresso a R$ 5,00, mesmo valor cobrado pela entrada do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg