quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dunga, o político

Dunga é colorado, eu sou gremista. Dunga é gaúcho, eu também. Dunga é o treinador da Seleção, eu, membro da arquibancada. Mas juro que nesta noite, meio que vesti a pele do ex-volante brucutu colorado. Imaginem só: o cara é cria do Beira-Rio, gaúcho de tomar mate, absolutamente identificado com o Rio Grande, se torna treinador da Seleção e vem para um jogo em casa. A pressão local não é fácil por origem. Dez vezes pior é ter essa pressão com dois craques da aldeia, ídolos de sua torcida, mas que por alguma razão, neste momento, não se encaixam no esquema. Estão no banco.

Mas vamos entender o gaudério Dunga. Ele poderia ter começado o jogo com Ronaldinho Gaúcho ou com Alexandre Pato. Mas sejamos conscientes: se fizesse isso e se não desse certo, a pegajosa imprensa paulista-carioca não o pouparia nesta quinta-feira. “Bairrista, influenciável...o que mais? Topeira! Seria por ai. Ronaldinho não está bem e não foi bem no Equador. Pato ainda vai levar algumas Bolas de Ouro na FIFA, mas na Seleção ainda embriona.

Aos 30 do primeiro tempo, os colorados (esmagadores nesta noite no Beira-Rio) já queriam o rebento: Patoooo, Patooo...! Mas Carlos Verri resistiu. E resistiu até os 25 do segundo tempo. Dunga estava em casa, mas sabia que o que acontecia na beira do Guaíba estava sendo visto pelo Planeta.

Aos 31 meteu Ronaldinho. Assim como Pato, até então estava obediente nos confortáveis bancos Recaro (bem mais ergonômicos que os dos antigos Passat Pointer, não parece?). Os dois jogaram. E vamos convir: Ronaldinho incendiou bem mais que Pato, mesmo com dez minutos de atraso.

Enfim, a Seleção ganhou, sem influência alguma de Pato ou de Ronaldinho. Pela cabeça do treinador, “ganhou pelo esquema”. Balela! A Seleção tem só filé mignon. Qual técnico no mundo tem a benção de ter um desses dois nomes citados num banco? Dunga poderia ter posto Pato na abertura da etapa final. Ronaldinho depois, ao dez. Não quis dar chance aos críticos. Dunga aprendeu bem a política da CBF.(Foto:AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg