quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tudo pelo PMDB


Vai virar e mexer e o enfadonho José Sarney (PMDB) será novamente presidente do Senado. A disputa, que já eliminou importantes cabeças desde seu começo, agora está resumida entre o ex-presidente e Tião Viana (PT-AC). Mais do que o comando do Senado, a eleição tem relação direta com a sucessão presidencial da República. E os mais interessados nela são PT e PSDB. E é justamente o PSDB quem vai decidir a contenda.

A coisa é meio doida, mas funciona assim: Lula, assim como está fazendo com Michel Temer (PMDB) na Câmara, quer Sarney no Senado. O PSDB também. Porém, existe uma outra questão: José Serra, candidato natural tucano ao Planalto, não fecha com Sarney, que por sua vez detesta o governador paulista por achar que ele teve tudo a ver com a história dos dólares encontrados pela PF com o marido de Roseana, em 2002, quando ela foi lançada candidata à Presidência. Serra está com Viana.

Nas últimas horas, no entanto, até o Papa tucano Fernando Henrique Cardoso foi acionado pelos senadores tucanos pró-Sarney. Sua missão: convencer Serra que é mais negócio apoiar um peemedebista que pode virar oposição ali adiante do que eleger alguém que estará incondicionalmente ligado a Lula e Dilma Rousseff . Com os 13 votos do PSDB, Sarney chegaria fácil aos 41 necessários, mesmo com as baixas de votos do DEM e do próprio PMDB.

Conclusão: a eleição do Senado carrega em seu bojo outra disputa, maior: a mão da noiva chamada PMDB. E mesmo que um ou outro venha a conquistá-la, sabem que jamais a terão por completo. A infidelidade é e sempre será a marca da sigla de Sarney.

Um comentário:

  1. Ontem mesmo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), defendendo a formalização de apoio ao peemedebista. "Vamos todos votar num candidato só", disse Guerra, após reunião com o governador de Minas, Aécio Neves, defensor da eleição de Sarney.

    . Além da atuação de FHC, o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen (SC) visitou o senador Demóstenes Torres (GO), que se recupera de uma cirurgia em São Paulo, para consultá-lo sobre os rumores de que votaria no petista Tião Viana (AC). "Demóstenes está fechado com o DEM, que já manifestou apoio a Sarney", assegurou Bornhausen.

    . No PSDB e no DEM, a avaliação é que a disputa no Senado atrai o PMDB para a candidatura Serra.

    ResponderExcluir

Leg