quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Secretária de Educação também sai; Cpers comemora


Mariza Abreu também está deixando o governo estadual. A titular da Educação, que com Aod formava a dupla de secretários maior acesso à Yeda Crusius, deverá voltar para Brasília, onde é funcionária concursada da Câmara Federal. Mariza já vinha num processo de descontentamento com a fala de respaldo dos aliados em relação às medidas de punição tomadas contra os professores grevistas. O desgosto maior é com os deputados da base, que não acompanharam a decisão do governo de descontar os dias parados dos educadores.
Fragilizada, Mariza não quis se aventurar na próxima peleia da SEC, que será a revisão do plano de carreira do magistério. Ganhou o Sindicato dos Professores.

2 comentários:

  1. Yeda mantém Marisa Abreu na Educação.

    Os jornais Zero Hora e Correio do Povo desta sexta-feira chegaram a anunciar a iminente renúncia de Marisa, inclusive com base nos sinais externos de convivência entre a secretária e a governadora ("Nem se cumprimentaram", avisou ZH, nesta sexta, referindo-se aos eventos de ontem a noite do PSDB). No mesmo dia, Zero Hora quase “derrubou” metade do secretariado. . Nesta sexta-feira, Abreu reuniu-se com Yeda e a governadora bateu o martelo:- Você fica. Não recuaremos um milímetro. O projeto tucano para a nova educação do RS será confirmado.

    - Segunda-feira, Marisa Abreu comparecerá à Agenda 2020 para defender suas propostas, que são amplamente apoiadas no âmbito do movimento.

    ResponderExcluir
  2. secretária da Educação, Mariza Abreu, expôs o cronograma de trabalho da rede pública de ensino para o ano letivo de 2009 durante entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (9). Aproveitou a oportunidade para falar sobre sua permanência na pasta e reforçou o compromisso de dar continuidade aos projetos educacionais e de gestão escolar coordenados pelo governo do Estado.

    De acordo com a secretária, o Executivo gaúcho está dando o respaldo necessário para que sejam feitas as mudanças estruturais visando à melhoria da qualidade da aprendizagem nas escolas. Mariza Abreu considerou importante a movimentação de diferentes segmentos da sociedade a favor das iniciativas focadas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, além da capacitação dos educadores. "Nesta semana, vimos que diversas representações da sociedade estão de acordo com muitas coisas que estamos fazendo, além de estarem abertas para discutir temas envolvendo o ensino no Estado", salientou.

    Entre as mudanças anunciadas por Mariza Abreu, estão os debates sobre o plano de carreira do magistério e o novo modelo de gestão pedagógica. Entretanto, a secretária ressaltou que as propostas relacionadas à rede estadual estão sujeitas a discussões com a comunidade escolar. "Os projetos não estão fechados. O que vai ser modificado está em aberto. Vamos decidir isso em conjunto com a sociedade", assegurou.

    Sobre o processo de organização do ano letivo, Mariza Abreu explicou que as escolas estão informando, via Internet, os dados referentes à formatação das turmas e o número de alunos rematriculados e inscritos para ingresso nos ensinos Fundamental e Médio. "Por meio dos dados, faremos a adequação da oferta de professores, providenciando a contratação ou o remanejo de quadros do magistério para as escolas estaduais", observou. As informações estão sendo cadastradas no site da Secretaria da Educação, e a análise das turmas por parte das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e da Secretaria inicia-se na próxima terça-feira (13).

    No que diz respeito ao quadro de recursos humanos, a secretária anunciou a publicação, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (9), da alteração de nível na carreira de 1,5 mil professores e 526 servidores de escolas. Segundo Mariza Abreu, os educadores e funcionários que desempenham tarefas administrativas contemplados na alteração de nível receberão acréscimos nos vencimentos já na folha salarial de janeiro.

    Ao encerrar a entrevista coletiva, Mariza Abreu reforçou a necessidade de haver mudanças no sistema educacional do Rio Grande do Sul. "O governo do Estado não promove mudanças sozinho. O papel do poder público é liderar os setores da sociedade para que eles se manifestem a quem tem o poder de decisão em uma democracia. É isso que a governadora Yeda Crusius e eu estamos dispostas a fazer

    ResponderExcluir

Leg