terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Para dar exemplo


Este repórter acompanhou, nesta terça-feira, o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa bovina. Foi no município de Osório, onde começa o Litoral. A propriedade escolhida, de Fernando Aguiar, no Morro do Borrúcia, é pequena, possuindo apenas quatro animais. A opção da Secretaria Estadual de Agricultura possui duas razões: demonstrar que o governo valoriza produtores dos mais variados portes e sinalizar que a manutenção da condição sanitária do estado é responsabilidade de todos.
A vacinação deste ano pretende cobrir 100 % do rebanho. A secretaria viabiliza 6 milhões de doses, a um custo de R$ 2,5 milhões, que irá garantir a imunização de 75% das propriedades do Rio Grande do Sul. A partir de um acordo com o governo federal, que pretendeu sincronizar as campanhas com os demais estados, serão três as etapas em 2009: janeiro, maio e novembro. Já em 2010 haverá vacinação apenas em maio e um reforço em novembro. A atual condição do RS junto à Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE) é zona livre de aftosa com vacinação.
Entre as "feras"
O ato, coordenado pelo secretário João Carlos Machado foi valorizado. Além dos principais veículos de comunicação gaúchos, autoridades políticas e ligadas ao setor participaram do lançamento. Entre os presentes, Romildo Bolzan Junior (PDT) e Alceu Moreira (PMDB), respectivamente o prefeito de Osório e o presidente da Assembleia Legislativa. Ambos são ferrenhos adversários, duelando nas últimas eleições pela preferência dos eleitores de Osório. Mas na solenidade, a elegância foi absoluta entre ambos. Aliás, se dirigindo a João Carlos, Moreira, com seu jeitão nada convencional de sempre, usou as seguintes expressões para classificar o trabalho de João Carlos: “Acompanho e admiro teu trabalho, e posso dizer: é um exemplo de homem público que faz política de Estado”.
Mais tarde, Bolzan Junior, também presidente do PDT estadual, convidou João Carlos a conferir umas das mais belas vistas do litoral. Perto dali, no mesmo morro, mas onde ficam as antenas de TV e telefonia, o pepista deu razão ao cordial Bolzan, reeleito em Osório com uma diferença de inéditos 4 mil votos em outubro – numa paróquia de 36 mil eleitores. Depois, João Carlos ainda se enfiou num uniforme branco e visitou o frigorífico Borrúcia, onde a temperatura é abaixo de zero.
Video: João Carlos abre a campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg