terça-feira, 1 de dezembro de 2015

“É SÓ CLICAR!??”


Por Ana Bede
Fotógrafa

Há quem diga que eu fotografo bem, que sou uma boa fotógrafa.. Não sou, não: sou uma pessoa apaixonada, alucinada, fissurada romanticamente e perdida de amor por esta arte de congelar um momento. Os fotógrafos profissionais - Convivo com eles ao longo dos três anos que aventuro-me nesta paixão doentia que descobri viver em mim, e os conheço bem, e os admiro - sabem o que estão fotografando.Quando o fotógrafo profissional faz uma bela foto, ele sabe disso perfeitamente, no instante em que fez o clic (por incrível que pareça já tive a brilhante sorte de dizer: “Essa vai arrasar". 
Os fotógrafos amadores, às vezes tem sorte. Clica, e clica, e clica.

Antes, nos tempos dos filmes, até que clicava bem menos, porque os filmes eram caros, e a revelação e a ampliação eram muito mais caras ainda. Com as máquinas digitais, ficamos livres do peso do dinheiro: clicar é só clicar. E a gente clica, e clica, e clica. É parte inerente do ser fotógrafo amador: ter sorte. A do profissional é fazê-la. O fotógrafo amador não sabe o que vai fotografar. Ele clica. E às vezes acontece de ele ter sorte. 

Mas hoje me peguei pensando: “Sou amadora porque não possuo faculdade, mas sou profissional, já que  sou contratada para serviços diversos e remunerada por eles. E, inúmeras vezes, recontratadas por estes mesmos clientes. Nossa, tenho clientes, enfim, sou profissional. 
Junto com a minha sorte, no momento do clic, todos os livros que li, os cursos que fiz, as conversas e ensinamentos de quem é experiente que absorvo com ouvidos de uma criança que aprende o ABC é que minha foto é registrada.

A partir de hoje assim como muitos, quero dividir os mistérios dessa paixão que absorve, consome, ocupa: a fotografia. 
Este espaço terá de tudo, como técnicas, truques por trás das cortinas do diafragma, toques diversos. Aguardem. Aqui falaremos de tudo sobre a fotografia e sua magia.  




2 comentários:

  1. Fotografar, é a arte de ver com sensibilidade e amor ! Parabéns pela coluna, vai ser o máximo!

    ResponderExcluir

Leg