terça-feira, 6 de outubro de 2015

COLUNA TERÇA-FEIRA, 6 DE OUTUBRO DE 2015

 “O governo está tentando intimidar a mim e ao Tribunal de Contas da União, mas não vamos nos acovardar. Realizamos um trabalho técnico de forma eficiente e coletiva na análise das contas”

Ministro do TCU, João Augusto Nardes, após o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entregar o pedido do seu afastamento da relatoria do processo de apreciação das contas de 2014 do governo federal. O da pedalada. 

---

EXPOCAMAQUÃ CADA VEZ MAIS TÉCNICA   



A aposta num amplo leque de atrações na programação da ExpoCamaquã 2015 se mostrou acertada, mais uma vez.  Desde quarta-feira(30), quando o evento abriu os portões para receber os primeiros produtores visitantes da Feira da Agricultura Familiar e Empresarial da Região Centro Sul (Fafecs), até este domingo (4), quando o grupo Tchê  Barbaridade encerrou o evento, a movimentação no parque Dorval Ribeiro não parou.

A ExpoCamaquã, que reuniu a 49ª Expofeira, a 20ª Mostra da Indústria e Comércio e a 8ª Fafecs tem o Sindicato Rural como organizador, mas é uma feira realizada por muitas mãos. O Sindicato Rural, a Prefeitura, Associação dos Arrozeiros de Camaquã,  Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos e Emater, com seus espaços e eventos deram importantes contribuições. Somados, os esforços formaram o conjunto que atraiu pessoas com os mais variados interesses.

Destaque este ano para o Dia do Arroz, idealizado pela Associação dos Arrozeiros de Camaquã, em parceria com o Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), que levou ao SRC oportunas palestras sobre doenças do arroz, comercialização e momento econômico.

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã também teve importante papel na feira, colocando dentro do parque mais de 100 animais para os julgamentos e oferecendo ótimas premiações, o que fez com que criadores de diversas regiões do estado se inscrevessem. O pessoal da Emater também foi perfeito e incansável em mais uma Fafec, com suas ilhas temáticas que traziam informações práticas aos pequenos produtores, que foram à feira em caravanas partidas do interior de Camaquã e de municípios da região.


---

APROVADO
O presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Jorge Longaray Jaeger passou no teste da primeira ExpoCamaquã. Tranquilo, delegando tarefas, sem vaidades, Jorge é o tipo do cara que dá tranquilidade a quem está ao seu lado. 

---

PRESENÇAS CONSTANTES
O prefeito João Carlos não arredou pé de sexta-feita até domingo do parque da Rural. Assim como os secretários José Berta Dorneles (Agricultura) e Marla Crespo (Cultura e Turismo). Já a secretária da Educação, Jussara Jaquês, trabalhou firme ao lado dos seus colorados do núcleo, no domingo.

---

GRUPO FECHADO
Se existe um pessoal fechadinho em Camaquã esse é o pessoal dos cavalos crioulos. Atualmente liderados por Roberto Crespo, os crioulistas locais tem ainda a ativa participação de Paulinho Griebller e Heliney Isquierdo, que fazem a coisa acontecer.

---

INTENSO ROTEIRO 


Quem fez roteiro pela região, no sábado, foi o deputado e atual presidente da AL, Edson Brum. O roteiro do peemedebista começou por Camaquã, onde já cedo foi entrevistado no programa Conexão Rural, da Meridional e também no programa Controle Geral, da RC. Depois andou pelo parque com partidários, visitando todos os estandes que pode.

Turma peemedebista: Brum com Dilmann, Nelsinho Geiger, Leomar Boeira, Mecca e Tiaguinho. No centro, Clégio Vencatto, convidado a reforçar oficialmente o time.  



---





---

MORMO CONFIRMADO

Acabou se confirmando o caso de mormo em Camaquã. Trata-se de um cavalo do Banhado do Colégio, que já estava isolado desde o mês passado, quando o primeiro teste tinha dado positivo. A inspetoria já tinha a informação desde a sexta-feira, mas preferiu, com a concordância das demais autoridades, divulgar oficialmente o caso somente nesta segunda-feira, após a ExpoCamaquã. O destino do cavalo dói o sacrifício.  No RS, já são 14 casos positivos da doença, espécie de garrotilho mais potente e que também pode ser transmitido a humanos.


Lesões nasais e escorrimentos são efeitos do mormo


---


            SPEROTTO REELEITO

Atual presidente da Farsul, Carlos Sperotto, venceu mais uma eleição da entidade. Deste vez para o triênio 2016/2017/2018. A eleição ocorreu nesta segunda-feira  (5), na sede da Federação. Placar: Sperotto 104 x 29 João Batista Silveira. Votaram 133 sindicatos rurais. O de Camaquã foi com Sperotto.

Este é o sétimo mandato consecutivo de Sperotto, 77 anos, na Farsul. É o presidente que mais tempo permaneceu no comando da entidade.






---


BRIQUE DE TAPES BOMBANDO


A ação, incentivada pela prefeitura, quer oferecer lazer e renda.  No domingo de sol, muitos foram à Praça Central dar uma olhadinha nos produtos e levar algo para casa. Esta foi a segunda edição do brique. No verão deverá bombar mais ainda com a presença dos veranistas na cidade.


 ---

O advogado Valtencir Gama envia texto sobre as devoluções de valores de financiamentos de produtores rurais da época do Plano Collor:

 PLANO COLLOR RURAL

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgou procedente ação determinando a devolução, para todos os agricultores do Brasil, da diferença cobrada por ocasião do Plano Collor em março de 1990 de 84,32% para 41,28%nos financiamentos agrícolas.

Os agricultores que tinham contratos de financiamento em março de 1990, tanto de investimentos como de custeio, podem agora reivindicar a restituição da diferença, com correção e juros. Essa decisão do STJ corrige, pelo menos em parte, ilegalidades que levaram ao grande endividamento do setor agrícola na década de 90.

 O escritório Kubaszwski Gama Advogados Associados está a disposição para maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Kubaszwski Gama Advogados Associados
Av. Presidente Vargas, 534 - Cj. 403 - CEP 96.180-000 - Fone/Fax (51) 3692.1069


---

MIRANTE

OPOSIÇÃO  - O Sindicato Rural de Tapes, favorável á renovação na Farsul, votou em Batista Silveira. De forma aberta, sem segredos.  

MOVIMENTAÇÃO – Fica aqui a solidariedade deste colunista ao vereador Valdemar “Cafezinho” pela perda abrupta de sua familiar, no final de semana.  

CARTÃO TRIBUTO – A Prefeitura de Camaquã firmou convênio com o Banrisul, para a partir de agora, poder fazer as cobranças dos seus tributos através de um cartão de crédito. Para os contribuintes, a vantagem é que se poderá parcelar os impostos em até 12 vezes, sem juros.   


PLANO A - Com a desistência de Robson Marques (Saúde) em ser candidato a prefeito, aumentam as chances para que seja um nome da base (não PP) o ungido por João Carlos.

CONTINUA - Alaor Pastoriza ajudou a recepcionar Edson Brum em Tapes. Como peemedebista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg