sexta-feira, 9 de outubro de 2015

COLUNA SEXTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2015

 “A partir desse instante, não são mais as oposições que argumentam em relação aos crimes cometidos”

Senador Aércio Neves (PSDB), sobre a aprovação unânime do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou 15 irregularidades nas contas de 2014 da gestão Dilma Rousseff.

 ---

DESCONFIANÇA JUSTIFICÁVEL 


Foi com ressalvas e ceticismo que os camaquenses receberam, no início desta semana, o anúncio da instalação de uma empresa de energia solar. Trata-se da Davanti Energia Solar, que trabalha, pelo que deu para entender, com elaboração e acompanhamento de projetos contratados por empresas e residências.

Não precisa nem dizer por que a pulga está atrás da orelha. A lambada com os chineses foi grande. Mas deve-se dizer que tão logo a desistência oriental se oficializou, o secretário estadual Fábio Branco (Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), disse que iria fazer algo para tentar compensar a desilusão. Fábio Branco parece ser um sujeito bom. Dois mandatos como prefeito de Rio Grande lhe conferem experiência e respeitabilidade. No entanto, pouco se conhece dele aqui. Ficou um pouco mais conhecido na eleição de 14, quando fez 697 votos para deputado em Camaquã, depois de uma campanha cara, que tinha nos bastidores o ex-vereador de Camaquã, Airton Prestes. Todos são do PMDB.

Vale o interesse de Branco, mas o problema é que a montanha está parindo uma pulga. Em vez duma fábrica de 600 empregos, uma de placas de energia, que vai abrir, segundo as informações oficiais, “25 vagas de empregos”. Convenhamos que não existe nada de excepcional nisso. A notícia oficial diz também que a empresa vai “fabricar módulos fotovoltaicos”, mas tem um detalhe: em nenhum tópico do site da Davanti  diz que a empresa fabrica alguma coisa. Irão então, pelo que deu para entender, começar sua vida de fabril (ou sua linha de montagem) em Camaquã. É isso, né?  


A Davanti não possui uma uma sede nos padrões tradicionais, mas uma sala (a de número 1313, na Avenida Roque Petroni Junior,999) na Vila Gertudres, entre a Marginal Pinheiros e o Aeroporto de Congonhas. O site da firma é moderno, mas genérico e superficial, sem imagem de um projeto próprio, de um diretor ou de um funcionário. Não diz nem que são os fundadores ou quando foi criada. Junto tem um blog, que apenas copia e cola notícias sobre assuntos relacionados à energia solar.

O anúncio do investimento foi feito após encontro em Porto Alegre, que reuniu o secretário Branco; o prefeito João Carlos; agentes das instituições que vão bancar os R$ 30 milhões de investimento – BRDE e Banrisul – e mais uma representação da Fepam. Na notícia oficial consta também que o governo estadual e representantes da empresa assinarão, em breve, o tradicional protocolo de intenções do “inédito investimento”.  

Se gerar dez empregos já está bom, mas que se noticie que vai gerar dez empregos. Tomara que sejam mais do que essas vagas. E vamos torcer que a empresa se amplie, que ganhe muito dinheiro. Mas enquanto não for montada a primeira placa para ser vendida, as pulgas vão continuar passeando na cabeça. 

Ah, o Blog está urubuzando a coisa? Quem acha isso dá uma olhadinha no que foi escrito sobre os chineses. Material não falta. Porém, em viagens deste tipo, vou pensar bem antes de pegar carona.   

---

RIGOTTO, SEMPRE BACANA


É gente boa demais esse Germano Rigotto. Entrevistei ele, nesta quarta-feira, quando ele passou por Camaquã para palestrar aos integrante da Loja Maçônica  Vanguarda. Na conversa, Rigotto lembrou Mendes Ribeiro Filho e informou ser a primeira vez que vinha à cidade sem o ex-companheiro de partido.

Sobre o PMDB, ao repudiar a manutenção do viés fisiologista do partido no âmbito nacional, Rigotto disse não acreditar que a sigla terá candidatura própria à Presidência em 2018. “Vai à reboque de novo, podem escrever”, previu.

A entrevista com Rigotto você acompanha, neste sábado, no programa Conexão Rural (Meridional, 7h da manhã).
---

CONEXÃO NO REMATE DA SANTA TEREZA

O Programa Conexão Rural deste sábado será ao vivo do Sindicato Rural de Camaquã, cuja pista de leilões será sede do 16º Remate da Fazenda Santa Tereza. Além do remate, falaremos sobre o mormo em Camaquã, com o pessoal da inspetoria veterinária e estaremos fazendo um balando da Expofeira de Camaquã.  



----

PRESIDENTE DA ACIC AGORA ESTÁ FILIADO NO SOLIDARIEDADE  


O vereador de Porto Alegre Cláudio Janta, principal líder do partido Solidariedade no Estado, veio à Camaquã nesta quarta-feira, para abonar a ficha partidária do empresário Leonardo Costa. Presidente da ACIC até o primeiro trimestre do ano que vem (por achar que não deve “misturar as coisas”), Costa deverá ser o candidato do Solidariedade à prefeitura de Camaquã.

Articulador do ingresso de Costa, o militar aposentado Isaldo Laquiman, que presidente o Solidariedade em Camaquã, prevê um crescimento considerável do partido, a partir de filiações de outras lideranças que virão na carona, por influência de Leonardo. Para isso, Janta garantiu o respaldo da direção estação.  

SEM CONCESSÕES
A ideia inicial de Leonardo é montar uma proposta alternativa aos atuais projetos políticos dos grupos locais, segundo ele, “já conhecidos e sem os resultados esperados por todos”. O Solidariedade quer reunir outros partidos também pequenos, mas tanto Leonardo quanto Isaldo querem fazer uma campanha “reta e sem as manjadas concessões e negociações para futuras nomeações”.

PROCURADO
Mesmo com uma estrutura modesta, o Solidariedade já atraiu atenções. Um dos que se interessam em tê-lo junto em 16 é o PDT, que já teve um representante procurando Leonardo. A princípio, entretanto, o Solidariedade se manterá fiel à ideia de ter um nome na cabeça de chapa. No caso, o de Leonardo Costa.  


---

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA
A delegada regional do Conselho de Contabilidade repassa a programação do Fórum de Fiscalização Preventiva na região. Segundo Silva Scherer, o evento tem como público alvo profissionais e estudantes da área contábil, sem custo de inscrição.



---
A Davanti desenvolve e implementa projetos de

CRISTAL TENTA MANTER O BB
O governo Fábia Richter está fazendo um esforço junto a associações e sindicatos para manter a agência do Banco do Brasil. Fábia acredita que o banco é fundamental produção primária, principal base da economia local.  

Prefeita Fábia se reuniu com organizações para tratar do BB


--

RECURSOS PARA PRÉDIO DA LIGA  

Na terça-feira (06), o vereador Marco Aurélio Pereira (PTB) esteve bem acompanhado. Foi quando recebeu visita dos pastores Edison Duarte e Gervásio Chaves da Rosa. Duarte assessora o deputado federal Ronaldo Nogueira, do mesmo partido, sendo representante da Região Sul no gabinete parlamentar.

O vereador petebista reforçou pedido de empenho no processo de encaminhamento de emenda de R$ 250 mil, já acertada com o deputado, para  conclusão da sede própria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã (LFCC).
Segundo o que Edison Duarte informou a Marco Aurélio, a emenda tem grandes chances de ser aprovada dentro do orçamento federal do próximo ano. Que assim seja!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg