segunda-feira, 28 de setembro de 2015

COLUNA SEGUNDA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2015


 “Nunca afastamos o diálogo com os servidores. Depois da confusão toda, quem chamou para a conversa fui eu”

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), se antecipando às novas votações e reafirmando a postura de reciprocidade do parlamento.

---.


QUASE VINTE ANOS DE ESPERA


Foi muito comemorada pela AUD e pelo governo municipal a liberação pela Fepam da Licença de Operação (LO) da Barragem do Passo do Maria Ulguim. No programa Conexão Rural de sábado, o presidente da AUD, Amiro Bridi fez um histórico de todo o processo que envolveu a obra, desde 1996, quando uma consultoria técnica contratada pela AUD apontou a necessidade da construção de uma nova represa para conter as águas da chuva que escoam no Arroio Duro.

Participantes do programa, o chefe de irrigação da AUD, Everton Fonseca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Isabela Garcia, também falaram sobre as articulações que culminaram com a liberação da LO e os aspectos técnicos que envolvem a nova barragem, que em breve será fechada para o início da contenção.

TRANQUEIRA
Os quase vinte anos entre o protocolo do projeto no Ministério da Integração Nacional e a liberação para o início da operação da Barragem do Passo do Maria Ulguim mostram o quanto as coisas andam devagar demais quando o setor público é o responsável. Além das excessivas exigências, análises técnicas que poderiam ser concluídas rapidamente levam anos para serem assinadas. Sem falar na confusão que se transforma quando o projeto cai nas mãos dos burocratas dos órgãos ambientais.



                                                                                          COMBINAÇÃO
A nomeação da advogada Isabela Garcia no setor local do Meio Ambiente, no início deste ano, e a volta de Ana Pelline à Secretaria Estadual do Meio Ambiente se configurou numa combinação decisiva para o despacho favorável da barragem, ocorrido na semana passada. Ao assumir a pasta, Isabela elegeu como prioridade dos dois anos de festão essa liberação. Conseguiu antes até do imaginado por ela.

Os políticos Fetter Junior e Mendes Ribeiro Filho foram lembrados por Almiro Bridi como sendo de vital importância na tramitação e aprovação dos recursos federais para construção da Barragem do Passo do Maria Ulguim. Como deputados federais, ambos foram incansáveis nas negociações que envolveram o projeto com o governo.  


R$ 9 MILHÕES 
Esse é o valor total investido até aqui na nova barragem



---

DIA DO ARROZ


A Associação dos Arrozeiros de Camaquã promove, na próxima sexta-feira, o Dia do Arroz, durante a ExpoCamaquã. O presidente da entidade, Celso Bartz, fez o convite no último sábado, durante o programa Conexão Rural.  Ele informou que o evento começa com um carreteiro do Irga. À tarde haverá demonstração de máquinas e palestras com Tiago Barata (Irga) e Antônio da Luz, economista da Farsul (foto).
A programação é toda no Sindicato Rural.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO (clica e amplia)


----

CURINTIA



E essa da criação do Partido Nacional Corinthiano? Menos mal que a Justiça Eleitoral não permitiu, pois de partidos religiosos o Brasil já está cheio. Mas não nos surpreendemos se amanhã ou depois ele seja liberado.







---

PROGRAMA HABITACIONAL EM ARAMBARÉ


Uma assembleia para definir o primeiro grupo de beneficiados do projeto de construção de casas do Programa Minha Casa Minha – modalidade Pulverizada, será promovida em Arambaré, no próximo dia 2 de outubro. Quem organiza é uma cooperativa habitacional e o programa é do governo federal, com apoio da prefeitura. Para participar o candidato precisa ser proprietário de terrenos, nunca ter sido beneficiado por programas habitacionais e ter uma renda de até R$ 2.000,00.

Na articulação deste projeto está o secretário municipal do Planejamento, Eduardo Silva (foto).

A primeira assembleia acontece no dia 2, às 19h, na Secretária de Assistência Social. Para maiores informações o interessado deve entrar em contato com o secretário municipal do
Maiores informações podem ser obtidas na prefeitura mesmo, com o próprio Eduardo, ou com Cláudia Lopes (Assistência Social).  

---

DISCUSSÕES ACADÊMICAS  



Foi um sucesso mais uma semana acadêmica da Fundasul. Dois encontros, com palestras e muita interatividade foram promovidos na quarta (24) e quinta (25), no salão de convivência da instituição. Dirigida aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis, a palestra com Eduardo Starosta, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, abriu a primeira noite. Depois, a conversa foi para os alunos de Educação Física, tendo como convidado o professor Mário Azevedo, da UFPel. O tema, que emocionou acadêmicos e convidados foi sobre a modalidade de basquete praticado em cadeira de rodas.   

Na quinta-feira, a educação física voltou a ser debatida, como a realidade da Educação Física Escolar, além de outros itens pertinentes à área


---

PSB 
 O início de semana é decisivo para o futuro do PSB local, rachado em função da escolha do nome que representará o partido na eleição ao Executivo do ano que vem.  O atual comando passou os últimos dias tentando convencer partidários a voltar atrás e reverter parte das renúncias do diretório e executiva, que na semana passada atingiram mais da metade dos integrantes. 

--- 



COLUNA DO NELSON

RECUPERANDO O RIO GRANDE

Nelson Egon Geiger
__________________________________________________________  Advogado _____


                O processo judicial da operação LAVA JATO continua enchendo a cadeia de corruptos. Heróis do PT, incluindo Tesoureiro da sigla, Diretores que foram de empresas estatais, lobistas, empresários, dirigentes de empreiteiras, irmãos de políticos. E assim por diante.

                A ZH de terça-feira, dia 22, em sua página 10, dá conta que o ex Diretor da Petrobrás, Renato Duque, o ex Tesoureiro do PT, João Vaccari, mais dirigentes e proprietários de empreiteiras foram condenados. Os dois primeiros a penas de 20 e 15 anos. O advogado do último diz que as “arrecadações” efetuadas por Vaccari para o partido foram lícitas. Uma graça não é? Quer dizer o “dinheirinho” desviado da empresa pública e pago como propinas não era ilegal. Viva o PT e seus quadrilheiros.

                Aliás, o PMDB, na ala “podre” do partido onde labutam Renan, Sarney, Barbalho, e outros safados que se locupletam junto com o PT, está na mira da 19ª fase da operação LAVA JATO. Consta no mesmo jornal e página. Tem um “lobista” ligado ao PMDB que já está com a Polícia Federal em seu encalço.

                Enquanto essa corrupção instituída a partir do 1º Governo Lula e que começou com o “mensalão”, da qual se sabe ainda tem muita coisa para ser apurada, o País foi sucateado. Fizeram projetos de inclusão social, até mesmo respeitáveis e interessantes, passando aos mais humildes a esperança de melhora e tanto corromperam nas estatais que o País está em cristalina queda econômico financeira.

                Não é diferente no nosso Estado. Que já vinha mal desde 1991 e que piorou mais. Chegando ao caos administrativo e financeiro nos últimos quatro anos. Exatamente no 2º Governo do PT, chefiado pelo maior instituidor de CCS de alto padrão para acomodar a “companheirada” e conhecido destruidor de estradas: Tarso Genro. Sim, porquanto o outro petista que governou nosso estado, Olívio, teve o sonho dantesco de fazer uma universidade estadual e criou um “elefante branco estatal” que somente dá prejuízo e não melhorou nada a educação pública. Além de ter “enxotado” a FORD do Rio Grande. Mas não foi ruim.

                Desta forma o atual Governador, José Ivo Sartori, recebeu o resultado negativo da péssima gestão do governo petista que o antecedeu. Sem dinheiro, inclusive, para a folha de pagamento do funcionalismo. Fora precatórios, saúde, repasses municipais, educação. Investimentos, nem pensar. A recuperação gradativa, com colocação das contas em dias, passa por aumento de ICMS, que não é bom para ninguém. E extinção de estatais improdutivas, o que sempre os economistas recomendam. Pelo esforço, merece o crédito dos gaúchos. Embora os sindicatos, vinculados ao nefasto antecessor, coloquem-se contra. Vamos esperar porquanto Sartori vai mostrar ao PT como se governa com seriedade.




...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg