terça-feira, 18 de agosto de 2015

COLUNA TERÇA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2015

"Apelar à moderação para evitar impeachment é um gesto de cinismo e pode ser um erro que vai custar caro para o Brasil a longo prazo”

Carlos Pereira, cientista político e professor da FGV


...


LULA: DE HERÓI A UM HOMEM COMUM


Foi uma penca de gente nas ruas das capitais e de cidade maiores. Semelhante aos protestos do início do ano, mais voltados contra a picaretagem do Petrolão, os de domingo foram embalados pela indignação de um Brasil mergulhado numa estagnação total, com níveis preocupantes de desemprego, com empresas fechando, com muitas incertezas quanto ao que vai acontecer.  

Sempre se policiando para não parecer parcial ou golpista, a Rede Globo, assim como as demais grandes redes de mídia, perdeu tempo demais dando números de participantes fornecidos por organizadores e pelas PMs. Critérios de contagem à parte, o número de manifestantes não foi muito diferente dos atos anteriores. O que mudou sim foram os alvos: após passar incólume até aqui, o ex-presidente Lula entrou na mira dos revoltados, com direito a boneco gigante dele vestido de presidiário e cartazes o acusando de corrupto. Nos atos, o PT também foi achincalhado. O partido, que um dia simbolizou a transformação ética e cultural da política e do poder nacional, hoje representa tudo aquilo que um povo não quer.

Não existe nada de oficial que mergulhe o nome de Lula nos esquemas. A imagem de um Lula ingênuo e vítima da ganância de José Dirceu e dos demais quadrilheiros começou a ser construída pelo deputado Roberto Jefferson, quando nas primeiras audiências da CPI do Mensalão, em 2006, tinha visto “um homem desabar” ao saber (por ele) do esquema. A marca Lula resistiu ao processo que levou seu ex-home forte à cadeia, se reelegeu e depois empossou sua sucessora.

Entretanto, as coisas mudaram. Brasileiros adoram heróis, mas não é difícil elegerem vilões. Com tudo que aconteceu, mais cedo ou mais tarde, Lula passaria a ser a personificação dos erros. Era apenas uma questão de tempo, afinal Lula é o PT e o PT é Lula.    

...

SAI JOAQUIM, ENTRA SÉRGIO 

Se Lula, Dilma, Renan e Temer estão com seus filmes torrados o mesmo não se pode dizer do juiz federal Sérgio Moro. Neste domingo, milhares de cartazes com seu nome e fotos foram empunhados simbolizando apoio. Moura é o herói da Lavajato, assim como Joaquim Barbosa foi do Mensalão.




...

DIZER O QUÊ..?
Mais patético do que alguns manifestantes defender a volta do regime militar, é a pelegagem da CUT fazendo a defesa do governo - do qual embolsam polpudos repasses – na frente do Instituto Lula. Até uma mesa redonda foi montada em cima da carroceria dum caminhão para que debatedores metessem o ferro na “elite golpista”. Mesmo justificável, a atitude dos cerca de 500 corajosos, foi de uma total falta de noção da realidade.
...

MEMÓRIA CURTA
E para que tanto alarde para a presença do senador Aécio Neves (PSDB) nos protestos de Belo Horizonte? Vai dizer que parlamentares petistas nem Lula iam às celebres passeatas esquerdistas  “Fora FHC”? Iam sim e metiam pau.

...

ATÉ DÁ RIMA
Mas eram outros tempos: a revolta era contra a privatização e o neoliberalismo. Hoje são contra a corrupção e o cinismo.   

...

TRABALHO RECONHECIDO


Deputado presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum (PMDB) foi  homenageado, nesta segunda-feira (17) em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Pântano Grande. A Moção de Reconhecimento, proposta pelo vereador José Carlos Gonçalves, foi pelo trabalho em defesa do município desenvolvido ao longo dos seus mandatos. Na solenidade, Brum foi acompanhado pelos pais Vilson e Edith.

...

ALUNOS DA RUI BARBOSA PARTICIPAM DA DISTRIBUIÇÃO DA CHAMA CRIOULA


Sob coordenação do professor Marcelo Fernandes, quatro alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, da Chácara Velha, participou, neste final de semana, da distribuição da Chama Crioula, no Chuí. Este ano, a Chama foi acesa em Colônia, Uruguay.
Na Fronteira, Tiago Tietz, Cristina Tietz, Jackson Bierhals e Laisa Konflanz reuniram material para o segundo estudo de campo, o qual gerará um documentário sobre a origem e história da Chama Crioula, dentro do projeto tradicionalista da escola deste ano. Eles entrevistaram lideranças tradicionalistas,  entres os quais o coordenador da 16ª RT, Flávio Menezes, o presidente do MTG,  Manoelito Savaris e Carlos Decurnex, presidente da Associación Desarroladores de Colonia.
Além de acompanhar toda a programação do sábado, Marcelo e seus alunos participaram do almoço no CTG Querência do Chuí.

...

TORNEIO DE HANDEBOL EM CAMAQUÃ

A 1ª Copa Camaquã de Handebol será realizada neste próximo sábado, no Ginásio de Esportes do Colégio Contemporâneo. As disputas se darão entre atletas da categoria Sub 12 – Masculino e Feminino. A promoção é da Escola de Esportes Olímpia, dirigida pelo professor Ricardo Cardoso

Entre as equipes confirmadas estão o Grêmio Ball, de Rio Grande, Colégio Santa Mônica, de Pelotas, Colégio Alfredo Simon, de Pelotas, Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, de São Lourenço do Sul, Colégio Contemporâneo de Camaquã e Escola de Esportes Olímpia, de Camaquã.

A escola de Esportes Olímpia tem outros eventos programados como a participação dos seus atletas na Copa Santa Mônica, em Pelotas, no dia 19/9, no Aberto de Handebol de Rio Grande, em 9/11, e na 1ª Copa Lagoa dos Patos de Handebol, em São Lourenço do Sul, no dia 11/12.

O torneio do próximo sábado tem o patrocínio do Sicredi, da Erva Mate Valério, da Camaquãnet e da Clínica Veterinária Cão & Cia.


Para maiores informações e inscrições o telefone é o  (51) 8564 7240, ou email: ricardofagundescardoso@gmail.com. O atendimento na  AABB é às terças e quintas, das 13:30h às 15h.


...
NOVOS FUTUROS PROFISSIONAIS



Esta segunda-feira foi de aula inaugural das quatro turmas dos Cursos Técnicos do Sisutec, no Senac-Camaquã. Nestes cursos serão capacitados 110 novos profissionais nas áreas de Estética, Informática, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
-------------------------

MIRANTE

ÁGUA – Engenheiro João Viegas fala sobre a experiência da AUD na gestão de água, nesta terça-feira (18) no Seminário Água em Debate, na CNA, em Brasília.

EM TEMPO - Produtor rural Mamedes Vargas é agora Cidadão Camaquense. O reconhecimento é da Câmara de Vereadores de Camaquã.

DÍVIDA  – OAB-RS também chamou para si a responsabilidade e agora entra na briga pela revisão da dívida gaúcha com a União.  

POSITIVO – a inserção da OAB no debate da situação financeira do Estado é um sinal de que o governador Sartori está conseguindo mobilizar a sociedade em torno do tema.

BARULHO - Projeto que aumenta ICMS deve ser enviado esta semana pelo Palácio Piratini à Assembleia Legislativa.

PARADA - Servidores estaduais fazem assembleia geral, nesta segunda-feira. Existe possibilidade de greve curta de três a cinco dias.


IRGA – produtor rural e empresário Paulo Fonseca assume como conselheiro regional do Irga, nesta terça-feira, em Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg