quarta-feira, 26 de agosto de 2015

COLUNA QUINTA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2015

"O Banrisul está fora de qualquer possibilidade de privatizar ou de vender. Mas o que precisar mexer, vamos mexer. 

Governador Sartori, em entrevista na segunda-feira


...
CANSADOS, PREFEITOS VÃO PARA RUA TAMBÉM 
EXIGIR  



Os prefeitos cansaram de ser cobrados, pedir, esperar e não levar. na terça-feira, representantes dos 13 municípios da Costa Doce realizaram um protesto na Esquina de Tapes. De acordo com a prefeitura de Tapes, cujo chefe Silvio Rafaeli é o presidente do Consórcio que congrega esses municípios, 600 pessoas participaram da manifestação – entre elas prefeitos, vereadores e servidores municipais.  
Para chamar a atenção para o desequilíbrio da distribuição orçamentária, que deixa para os municípios uma ínfima fatia do bolo, os manifestantes fizeram um ato pacífico. Chegaram a bloquear a BR-116 em alguns momentos, mas a liberavam em seguida.
A ação desta terça-feira tem relação com uma proposta que tramita no Congresso Nacional, que faz uma revisão do pacto federativo, e que se aprovada irá alargar a margem de direcionamento de recursos à municipalidade. No modelo atual a união dispõem de 66,13% da geração tributária, os estados captam 27,17% e os municípios com apenas com 6,69%.
 ...
“PALAVRA DE QUEM CONHECE OS CAMINHOS...”
Essa é para aqueles que às vezes ficam na dúvida sobre cortes a serem feitos nestes tempos bicudos. E vem de um dos maiores empreendedores do Brasil: Adelino Colombo. Entrevistado pela ZH, na edição da última segunda-feira, Adelino, de 84 anos e da rede que conta com 246 lojas, respondeu a seguinte questão, após dizer que “o Brasil está doente, mas não vai morrer”:


Enquanto durar a situação (crise) qual é a estratégia?

“Não podemos parar, se parar é pior. Vamos discutir promoções especiais para mexer com o mercado. 

Não parei com propaganda, publicidade. Ao contrário, estou investindo ainda mais em publicidade” .





...

CONEXÃO RURAL NA EXPOINTER


O Programa Conexão Rural, da Rádio Meridional FM, estará sendo feito ao vivo do Parque de Exposições Assis Brasil, nos próximos dois sábados – 29 de agosto e 5 de setembro. Durante a semana, estaremos repassando os boletins dos acontecimentos da Expointer, diariamente, às 10h45.
Desde já os agradecimentos aos novos e antigos patrocinadores que estão conosco, ao companheiros de transmissão Celiomar e ao Silvio, aos colegas Paulinho e Jefferson,  e a todos os nossos queridos ouvintes.





...

ORGULHO CAMAQUENSE 1


Foi um esforço descomunal, que sensibilizou os familiares, colegas e amigos de pedalada. E amigos não faltaram para apoiar o boa praça Carlão, mesmo de longe. E foi assim que ele completou 1089 km, com chuva, vento, sol e tudo que a natureza oferece, além de zebras técnicas, na prova Paris-Brest-Paris. A prova, promovida à cada quatro anos, tem um percurso total de 1.230km. Foi realizada entre 16 e 20 de agosto.


Na terça-feira, após um merecido descanso, o filho do Tio Dema, que integra a equipe Triplo xXx de Ciclismo, foi homenageado pelos parceiros do pedal, para quem contou os detalhes da inesquecível aventura. E com uma carne gorda, porque ninguém é de alumínio e fibra (de carbono).  

...

ORGULHO CAMAQUENSE 2


Ainda sob os efeitos do trauma causado pela ação de ladrões que causaram prejuízos e deixaram um rastro de estragos dentro da sua escola, alunos e professores da Rui Barbosa, da Chácara Velha, aos poucos retomando a rotina. No último domingo (23), as invernadas mirim e infanto juvenil do colégio participaram do 1º Arte e Dança, encontro promovido pela Escola Bento Dias, do Bairro Jardim.
Para o setembro farroupilha, segundo os professores Marcelo e Jussara, a agenda dos grupos está lotada. Sim, o bem é mais forte que o mal. 


...

ÁGUA E CHURRASCO

Sob o comando do seu presidente Renato Zenker, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã se reuniu, no último dia 21, em Encruzilhada do Sul, quando o engenheiro civil Antônio Eduardo Lanna fez a apresentação dos resultados do diagnóstico da bacia hidrográfica do Camaquã, constantes no Relatório Técnico enviado para análise da Comissão de Acompanhamento do Plano de Bacia. Entre as várias discussões e exposição de pontos de vista do dia, o almoço teve churrasco de ovelha, acompanhado de música e danças.  














...

INDENIZAÇÃO
Essa é para aqueles que quando se acham lesados vão para o Facebook baixar o cacete. Uma mulher foi condenada a pagar R$ 2 mil, recentemente, a uma loja, que teria lhe vendido um sofá com um rasgo na guarda. Ofendido, antes de ser procurado pela cliente, o vendedor e a loja entraram com a ação por danos e injúria.


CONTAS SOB SUSPEITA


Por Nelson Egon Geiger
Advogado

Não sou eu que estou dizendo. A suspeita foi levantada pelo Ministro do TSE, Gilmar Mendes e divulgada na imprensa desde o dia 25. Consta na ZH edição de 26 do corrente (pág. 10). Conforme a reportagem, o Ministro solicitou que o Ministério Público do Estado de São Paulo investigue uma empresa individual que foi aberta em agosto de 2014, portanto pouco mais de um mês antes das últimas eleições e que recebeu mais de um milhão e meio da campanha da Presidente Dilma. Trata-se, segundo aquele jornal, de Ângela Maria do Nascimento Sorocaba – ME.
Empresa individual, de fácil fundação, criada pouco antes das eleições, recebendo tanto dinheiro. E, pior, dita empresa não apresentou no período ingresso de materiais, produtos ou serviços que embasassem as notas emitidas para a campanha eleitoral da Presidente. De outro lado a dita empresa não foi encontrada no endereço do registro. Sua dona informou que o material foi recebido de outra empresa. Embora as contas eleitorais da Presidente tenham sido aprovadas, foram-no “com ressalvas” pelo TSE, o que as deixou ainda em aberto para algumas verificações.

No mesmo jornal, página 11, há notícia de que investigação da Operação LAVA – JATO apurou que a Senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, teria recebido valores, sem motivo, do fundo CONSIST, empresa envolvida no desvio de recursos de empréstimos consignados do Ministério do Planejamento, o qual era comandado pelo marido da Senadora.

Em suma, a mencionada operação, que apura o escândalo do “petrolão” está descobrindo “cobras e lagartos”. Inclusive do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, este do PMDB. Nos Estados Unidos o assassinato do Presidente John Kennedy deixou no ar a “pergunta que não quer calar”. No Brasil, a mencionada operação está apurando um “escândalo que não quer parar”. Todo momento novos ataques ao erário estão sendo descobertos. Esses valores ultrapassam em muito a dívida gaúcha. Grande preocupação de quem tem vontade, como o Rio Grande do Sul, de fazer a coisa pública certa.

Na 18ª fase da operação LAVA – JATO está enquadrando outro petista famoso. Trata-se do ex Deputado Federal Paulo Pereira, do nosso Estado. Historicamente ligado ao grande ideólogo do PT, do “mensalão” e também envolvido no “petrolão”, José Dirceu. Como outros amigos de Dirceu, ou sejam Delúbio Soares e João Vaccari Neto, o ex Deputado agora investigado foi Tesoureiro Nacional do PT (ZH, dia 24, pág. 12).

De outro lado, a OAB do Estado de São Paulo cassou o registro do famigerado José Dirceu. Os Conselheiros da Ordem consideraram que “Dirceu não tem idoneidade para advogar” (ZH, dia 25, pág. 13). E quando o PT vai cassar a filiação de Dirceu?

 ...

MIRANTE

NOVA CASA – A unidade da Junta Comercial em Camaquã está, agora, funcionando junto à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, no Centro Administrativo da Prefeitura.  O horário de atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

CANDIDATO – O empresário e presidente da ACIC, Leonardo da Costa, que está se filiando ao Solidariedade, está pensando seriamente no convite para se candidatar a prefeito de Camaquã. 

CONTRA MÃO - Em caso de confirmação do projeto, Leonardo quer construir um caminho diferente do modelo político atual, que premia as trocas de apoio de campanha com a acomodações futuras. Esse que é problema.     

TRABALHO – Em breve, Camaquã deverá contar com uma agência do Ministério do Trabalho. Com isso as emissões de carteiras de trabalho e de certidões, além do trâmite do seguro desemprego serão feitos por aqui.

SINE – Relação de trabalho dos coordenadores local e regional do SINE não poderia ser mais saudável.   
PROXIMIDADE – Tal reciprocidade, que até aqui ajudou muito na aproximação entre PMDB e PSB locais.

ADIADA – Reunião que seria realizada no último sábado, entre lideranças do PSB, PMDB e PSDB foi abortada na última hora. Mas não foi cancelada, apenas adiada.  

NOVA ORIENTAÇÃO – Como novo presidente do PMDB camaquense, Tiago Camerine deverá dar novo rumo às negociações para eleição de 2016. Teoricamente, como Tiago é secretário municipal, a tendência é haver um reforço nos laços com o PP.

REPLAY - PMDB e PTB estão acertados para repetirem a aliança proporcional de 2012 em Camaquã.  
    
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg