terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pedro Pereira é contra implantar dos "ciclos" no Ensino Fundamental



O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) é contra a proposta do governo do Estado que pretende implantar o sistema de ciclos no Ensino Fundamental da rede pública de ensino. O parlamentar usou a tribuna, na terça-feira (9), para ecoar a preocupação de professores e pais de alunos, que enviaram mensagens ao seu gabinete.

“Para avançar no processo de aprendizagem o aluno deve atingir habilidades e competências mínimas de acordo com sua idade. Reprovação não significa exclusão. O Estado deve pensar na qualidade da formação dos educadores e melhorar os espaços pedagógicos”, salientou. O parlamentar explicou que a proposta do governo vai provocar uma sobrecarga de trabalho aos professores, pois deverá reduzir o número de docentes nas escolas.

Para o deputado, a partir da implantação dos ciclos, os jovens irão concluir o Ensino Fundamental apresentando dificuldades intransponíveis no âmbito do desenvolvimento intelectual. “O governo está contribuindo com a formação de jovens despreparados para o ingresso no ensino superior e para enfrentar os desafios do mercado profissional”, avaliou.
O parlamentar também alertou que o sistema de ciclo não deu certo em diversos municípios do Estado, incluindo sua cidade natal, Canguçu. “Por apresentar deficiências, os ciclos foram substituídos pelo sistema tradicional, que reprova o aluno no caso de não atingir os requisitos necessários para prosseguir no processo de aprendizagem. Muitos estudantes concluem a vida escolar sem aprender efetivamente a ler, a escrever e a resolver problemas matemáticos. Essas questões precisam ser observadas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg