domingo, 6 de julho de 2014

APROXIMANDO-SE DO FINAL

Por Nelson Egon Geiger
Advogado 

Pois as Convenções Estaduais e a Nacional dos Partidos terminaram. No último prazo, 30 de junho, segunda-feira, ainda houve fechamento de chapas para disputa das eleições de 05 de outubro. Em nível nacional, o último candidato que já vinha ma mídia há tempos, Aécio Neves, do PSDB, apresentou seu companheiro de chapa, para a Vice Presidência.

Desta forma, todos já estão indicados. Não é mais o caso de se falar em política com insinuação de preferência ou de idéias. Agora os comentários políticos se restringirão aos assuntos que não refiram a nenhuma candidatura. Assim, o que vai prevalecer na mídia durante estes próximos três meses será, evidente, as disputas eleitorais.

A Copa Mundial de Futebol termina no domingo dia 13, com o embate final que vai definir a seleção campeã e a vice-campeã desta vigésima disputa internacional. Com o passar dos jogos foram eliminadas as seleções mais fracas, embora algumas fortes, como Itália, Inglaterra e Uruguai, aquela quatro, a do meio uma e a última duas vezes campeãs. As surpresas, por enquanto, ficam com a Bélgica e a Costa Rica. Aquela tendo eliminado, na terça-feira, a considerada forte Seleção dos Estados Unidos.

Na última segunda-feira Porto Alegre parou mais uma vez. A derradeira nesta Copa. O que tem paralisado os serviços públicos e muitos particulares são os jogos da nossa Seleção. Todavia nossa próxima partida será sábado. E daí em diante apenas um jogo na quarta-feira e depois os finais, sábado e domingo.

Desta forma a primeira metade do ano transcorreu rápida. Aceleradas pelo Campeonato Mundial aqui sediado. A segunda metade, que já se iniciou, também terá o acelerador da campanha eleitoral. E o ano rumará para seu final.

Nos meus tantos anos não me lembro de um ano que tenha passado tão rápido. Nem mesmo em tempos de outras copas e outras eleições que, depois do término do Regime Militar vêm sempre coincidindo a partir de 1994. Possivelmente porque as sedes das Copas realizadas no mesmo ano e nos quadriênios subseqüentes, não tinham sede no Brasil.

Naqueles anos, mesmo com horários especiais de funcionamento das atividades publicas, estes se restringiam aos jogos em que a Seleção Brasileira disputava. Neste ano, em diversos locais, como Brasília, São Paulo, Rio e nossa Porto Alegre, também os jogos de terceiros atraiam atenção de causavam tumulto de trânsito e circulação. Além, evidente, dos aficionados que participaram espontaneamente de tudo que era possível. Portanto, dos oito times que ainda disputam quatro nunca venceram: Bélgica, Colômbia, Holanda e Costa Rica. E os outros quatro, incluindo o pentacampeão Brasil, também já venceram: a Argentina duas vezes; Alemanha três e França uma. Enfim uma grande festa da democracia, com jogos de futebol e eleições embalam este 2014 para uma velocidade nunca vista na passagem do tempo.


TRIBUNA – Edição de 04 de julho de 2014.__.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg