segunda-feira, 30 de junho de 2014

COM COPA E ELEIÇÕES O TEMPO VOA

Por Nelson Egon Geiger/Advogado

Com o fim da Copa do Mundo de Futebol, teremos o início incontinente da campanha eleitoral, com vistas às eleições de 05 de outubro. No caso Primeiro Turno para Presidente e Governadores. No rádio e na televisão, o espaço gratuito para os Partidos defenderem suas idéias. Claro que nessa fase, já estão aparecendo os candidatos na mídia. Embora, face à legislação eleitoral, ninguém diga que é candidato.

            Como os jogos da Copa começam a definir quais os times já estão fora e quais os que irão para as oitavas de final. Para depois passar as quartas de final e daí para o devido fim, a euforia inicial esportiva ainda continua.

            No momento em que escrevo este artigo, mais cedo face o feriado de São João Batista, o Brasil nem iniciou a partida de hoje. Não sendo conhecedor de futebol, o que sempre admiti aqui neste espaço, nem mesmo sei que rumo poderá ter nossa seleção após a vitória, que esperamos todos, contra a seleção de Camarões. Quem vamos enfrentar depois dessa seleção africana? Time com jogadores educadíssimos conforme pude observar do último jogo deles.

            Mas como metade do tempo de jogos já praticamente se passou, resta-nos menos de vinte dias para o final de tudo. Que será evidente, o começo oficial da campanha política. Digo oficial porquanto, extra oficialmente, a campanha já está em andamento. Meu candidato a Governador, pelo que sei, não sai da estrada. Quando esteve de passagem por Camaquã, vindo do sul do Estado e aqui jantou na Saci, não fui informado. O que é normal com o comando atual do Diretório local de meu partido, que propositadamente suprime informações, evita avisos e divulgações, para manter tudo na mão segura, sem debater com os companheiros. No maior estilo de Sarney, Calheiros, Barbalho, Temmer e outros peemedebistas que não merecem estar na sigla de Ulysses, Simon, Odacir Klein  e outros nomes ilustres.

            Voltando ao assunto. Termina a Copa do Mundo de Futebol e começa o grande jogo eleitoral. Este importantíssimo porque interessa diretamente para cada brasileiro. Já que se trata de eleger quem vai nos Governar em nível de Presidência da República, Governo do Estado e Poder Legislativo Federal e Estadual. Do primeiro campeonato do ano, sou mero espectador. Do segundo – o eleitoral - tenho interesse direto como cidadão votante. Mais: com ideologia política bem definida e conhecida.

            E “asi passam los años”, como diz o famoso bolero “Quicas, quiças, quiças, ..”. Pois é, já quando terminar o Primeiro Turno das eleições, ressalvados os eleitos para os Parlamentos, que se cingem à único turno, já se estará na direção do Segundo Turno, em 26 de outubro e, então, o ano estará se aproximando de seu final. Virão os dias de finados e da Proclamação da República (ambos não serão em dias úteis) e já o Natal se aproxima. É mais um ano que vai. Na mesma velocidade que o Sistema Solar se desloca. Voando.

TRIBUNA – Edição de 27 de junho de 2014.__.


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg