terça-feira, 22 de abril de 2014

BANCO DO BRASIL - UMA FESTA DE ARROMBA

Nelson Egon Geiger
Advogado

No sábado dia 12 foi realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, um encontro que buscou reunir antigos funcionários da agência local do Banco durante os últimos quarenta anos.

            Gerentes da década de 70, 80, 90 e já do início do século XXI e funcionários desse tempo e mais, até alguns que ingressaram no Banco ainda nos anos 50 e 60. Um congraçamento que juntou antigos colegas vindos de outras cidades, que por aqui passaram durante sua carreira no Banco. A maioria já aposentados que hoje residem em suas cidades, incluindo, é claro, Porto Alegre. Caminho natural de quem quer ter mais qualidades de lazer.

            Presentes colegas que aqui estiveram por promoção para outros cargos. Nas quatro mais antigas décadas acima citadas, além do cobiçado cargo de gerente, havia o de subgerente. Mais tarde transformado em “gerente adjunto”. Entre eles o ilustre colega “Teixeirão”, ou seja, Paulo Teixeira. O cargo hoje só é mantido em grandes agências, posto que nas demais, como a nossa, existem os gerentes de áreas específicas.

            Nesse período a agência do Banco que fora por algum tempo no local onde está localizada a Farmácia Panvel, mudou-se para onde hoje é a agência do Banrisul. Prédio construído pelo Banco do Brasil entre 1961 e 1963. Inaugurado no dia 23 de abril daquele ano. Nesse prédio o gerente da inauguração e o subgerente, além dos que os sucederam a partir de 1967 e de 1970, já são falecidos.

            Todavia, o último gerente que ali esteve, já ao apagar das luzes daquela agência, e primeiro gerente da nova sede, posto que o Banco se mudou para a atual localização em fevereiro de 1978, foi Ady Castro Jorgens, que compareceu junto com a esposa, Dona Vicentina. O sucessor, vindo da gerência de São Lourenço do Sul, foi Petrônio Duarte Schuler, também presente. O que se seguiu, a partir de 1986, Ivan Millani, também esteve com a esposa.

            Outros gerentes que vieram para a festa foram: Jesus Cezar, Paulo Joel da Silva, Alvear Pizolotto e Walter Barros, atual Secretário da Fazenda.. Nessa seqüência houve outros administradores que não compareceram. Representava a gerência atual o colega João Batista Chagas.   


            O importante foi a presença de antigos colegas, inclusive das primeiras mulheres que ingressaram no Banco a partir do momento que lhes foi permitido a disputa em concursos, o que somente ocorreu a partir de constituição militar de 1967. Antes os concursos eram, pasme-se, reservado apenas para homens. Enfim foi uma confraternização que pretendia reunir colegas de quarenta anos passados, mas que, com algumas presenças, como João Máximo Lopes, José Napoleão Kasprzak, Pierre Rousselet e o autor deste artigo, ultrapassaram cinqüenta anos de conhecimento por convívio funcional. Foi uma “festa de arromba”, para lembrar a música de Roberto e Erasmo Carlos, dos anos 60. E contou com a presença do Prefeito João Carlos Machado e de empresários da área rural e urbana, que são clientes e amigos da agência há muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg