quarta-feira, 26 de março de 2014

O FATOR SARTORI

Aparentemente, a eleição estadual deste ano terá dois polos: o governador Tarso Genro e a senadora Amélia Lemos. É só aparência. Há um nome cuja tendência será somente a de crescer ao longo destes próximos meses e o qual, se não chegar a um muito provável segundo turno, vai arranhar. José Ivo Sartori (direita na foto), é ex-prefeito de dois mandatos da próspera Caxias do Sul, ex-deputado federal, ex-estadual e ex-vereador. Ufa!

Sartori tende a desequilibrar porque seu prestígio, até começar essa campanha, será limitado a um raio regional. Na medida em que sua trajetória – principalmente a administrativa – começar a se popularizar pampa afora, ele cresce. E caberá ao PMDB ser eficaz na tarefa de mostrar ao estado a Caxias do Sul melhorada por Sartori.  E das gestões Sartori, da educação ao saneamento básico, terá muito o que mostrar.

A popularização já começou. Nesta terça-feira (25), o pré-candidato esteve em Rio Pardo. Ao lado do presidente do PMDB estadual, o deputado estadual Edson Brum, Sartori percorreu os estandes da Expoagro Afubra. Brum, que neste período de comando do partido foi comedido em certos momentos, ousado em outros, conseguiu chegar a um equilíbrio invejável de postura para lidar com a complexidade. Vide o vai não vai de Pedro Simon.


Ao completar os seus 48 anos de fundação, esta semana, o PMDB chega a mais uma eleição sempre com a polêmica em sua volta. Mas verdade tem de ser dita: o PMDB nacional e o gaúcho são óleo e água,  respectivamente.

 E é esse PMDB gaúcho - que tenta manter acesa a chama do velho MDB, que resiste ao esquema de jogo dos caciques do Brasil Central e que é resiliente ao tempo e às suas mudanças - que sai às ruas para mais uma batalha eleitoral. E que pode, em outubro, concluí-la como o vencedor. 
__________
Alex Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg