quinta-feira, 6 de março de 2014

Fortalecida e com mais alunos, Fundasul abre o seu ano acadêmico


A noite desta quarta-feira (5) marcou a retomada das atividades acadêmicas na Fundação de Ensino Superior da Região Sul – a Fundasul. No espaço de convivência da instituição, professores que já fazem parte da faculdade - e outros que estreiam seu trabalho na casa -, funcionários e diretores foram apresentados aos alunos. A Fundasul, que chega aos seus 42 anos de existência, comemora este ano um crescimento de 17% nas matrículas com relação a 2013.

As apresentações ficaram por conta do professor Milton Silveira Pereira, novo diretor acadêmico de cursos da faculdade. Num tom motivador, Pereira lembrou as conquistas recentes da faculdade – como os novos cursos e os investimentos realizados – e falou sobre as expectativas com relação ao plano de melhorias elaborado para os próximos anos. “Mas o nosso principal objetivo, e é para onde iremos convergir todos os nossos esforços, é a humanização de todas as nossas atividades”, falou o diretor acadêmico, ao explicar que esse princípio leva à excelência do ser humano em todos os seus aspectos: Com isso, explicou: “ele passa a ajudar a construir uma sociedade mais lúcida, justa e solidária”. Entre as ferramentas sugeridas pelo educador para essa humanização está a promoção do constante diálogo entre todos os integrantes da comunidade acadêmica.

Depois de conseguir a autorização dos cursos de graduação e bacharelado em educação física, a Fundasul aguarda agora pela liberação do Ministério da Educação dos cursos de graduação em  enfermagem (já possui técnico ) e fisioterapia. As solicitações estão protocoladas em Brasília. Também está sendo negociada com o sistema Ocergs-Secoop a implantação de mais dois cursos: de graduação e pós-graduação em cooperativismo e empreendedorismo.    

As parcerias com outras instituições, entidades e órgãos públicos é uma das apostas acertadas da atual gestão da faculdade, que vem mantendo convênios com três secretarias municipais de Camaquã, com a Câmara de Vereadores, com o Hospital Nossa Senhora Aparecida e também com um colégio da rede privada. “Devemos sempre enfatizar que essa é uma faculdade da comunidade, criada por famílias da nossa terra. E essa é essência da Fundasul: é ser ajudada e ao mesmo tempo servir”, assinalou o presidente da instituição, Rubem Machado após dar as boas vindas aos acadêmicos, professores e funcionários.   

Rubem Machado se entusiasma ao falar dos recentes investimentos e da expectativa gerada pela forte possibilidade de a faculdade poder oferecer novos cursos. Ele explica que somente num dos laboratórios – o de anatomia – foram gastos recentemente R$ 40 mil em equipamentos, vindos da China e da Alemanha. Foram também investidos recursos para instalação de um laboratório de fisiologia, que também servirá aos cursos de educação física e de enfermagem, para a montagem da academia de ginástica, que teve o fundamental auxílio da Câmara de Vereadores de Camaquã, e para a atualização da biblioteca, com a aquisição de diversas publicações sugeridas pelo MEC.


Sobre a situação financeira-administrativa da Fundasul, o seu presidente explica que o pior já passou. Quando assumiu o comando, há dois anos e meio, o principal desafio era a dívida previdenciária que inviabilizava qualquer novo projeto. Após oito meses de uma exaustiva negociação, ficou acertada uma permuta com o governo federal: os valores devidos ao INSS estão sendo pagos com bolsas a estudantes menos favorecidos, num prazo de 15 anos. 

“Podemos sonhar novamente”  
Com as certidões em dia, a Fundasul passou a poder conveniar com órgãos públicos e se habilitou a requerer novos cursos. “Sem dúvida que esta foi uma das nossas principais conquista, pois estávamos completamente engessados. A partir desse acordo podemos sonhar novamente e ir em busca de parcerias, afinal ninguém faz nada sozinho”, comentou Machado, que quer a Fundasul cada vez mais envolvida com a comunidade, atualizada  e preparada para oferecer alternativas consistentes de ensino aos alunos da região.  
_____________________
Alex Soares   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg