segunda-feira, 17 de março de 2014

"A Década Perdida"

Por Nelson Egon Geiger
Advogado 

O livro com o título acima e subtítulo “Dez anos de PT no poder”, escrito por Marco AntônioVilla, e que já se encontra na 4ª edição merece ser lido por todos aqueles que se interessam pelo bem do nosso Brasil. Para conhecer da corrupção institucionalizada pelo PT, desde que chegou ao Governo a partir do início de 2003. O livro analisa dois mandatos do Presidente Luís Inácio e os dois primeiros anos da Presidente Dilma (2003 – 2012).

            O autor é Mestre em Sociologia, Doutor em História e professor universitário aposentado, cargo exercido por 30 anos. Tem sido colaborador dos jornais “O Globo”, “Folha de São Paulo” e “Estado de São Paulo”.

            Já na apresentação do livro, o historiador afirma: “Os escândalos de corrupção não representam um ponto fora da curva. Eram parte do projeto de poder, no qual não se dissociou, em momento algum, o interesse público do partidário e, algumas vezes, do simples atendimento aos interesses privados de sua liderança, como no escândalo do mensalão”.

            No fundo é o que sempre afirmo. O estilo “trotskista – leninista” da antiga URSS, ao qual se somam, mais modernamente, os irmãos Castro, em Cuba e o “chavismo” na Venezuela. No livro citado, o autor informa que reconstruiu os principais momentos de cada um desses dez anos. O ilustrado autor ainda informa, e tudo isso no alvorecer do livro, que “estão destacados os fatos relacionados diretamente à forma petista de assaltar, tomar e aparelhar o Estado” para seu “projeto criminoso de poder”. Essa última frase atribuída como palavras do Ministro Celso de Mello, do STF.

            O livro analisa ano por ano dessa década, iniciando por 2003, quando começa com o discurso de posse do ex Presidente Lula, do qual destaca a total falta de modéstia e o endeusamento, omitindo propositadamente qualquer menção aos governos anteriores. Salienta o preclaro autor que o “operário” esteve menos de dez anos de trabalho no ambiente fabril. Já que o resto foi ocupado como dirigente sindical e depois político profissional.

            Conta o autor que o primeiro encontro do ex Presidente com Marcos Valério, o conhecido organizador financeiro do “mensalão”, fato que aquele desconhecia, foi em 14 de janeiro de 2003 no Palácio do Planalto. Apresentado pelo então Vice, José de Alencar, homem sem mácula alguma. Teria havido um segundo encontro dos dois na Granja do Torto, incluindo José Dirceu, conforme mencionado por outro escritor (Otávio Cabral, no livro Dirceu – uma biografia, pags. 259/260), e citado no que aqui comento (pág. 27, nota 13).

            Claro que não posso trazer um livro inteiro neste espaço. Embora ainda possa vir com alguns assuntos dignos de destaque. Todavia, recomendo a todos que procurem adquirir a obra. O que pode ser feito através das livrarias locais, por simples encomenda. Para ver o que está instituído no Brasil pelo PT e o que podemos fazer na eleição desse ano, com nosso voto. Votar contra.


Um comentário:

  1. http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/02/308819.shtml

    ResponderExcluir

Leg