terça-feira, 28 de maio de 2013

Ainda mais presente

Se nos últimos sete anos, Lins Sperotto Ferrão continuou sempre presente, agora ele está um pouco mais inesquecível. Nesta segunda-feira (27), foi inaugurado o Memorial que leva o seu nome, no prédio do Centro Administrativo da sua empresa, no Trevo Sul de Camaquã, junto a BR-116. Objetos, documentos, fotografias e variados registros da rotina do fundador de uma das maiores redes de varejo do Estado estão materializados num espaço simpaticamente exclusivo, naturalmente aconchegante, nostálgico e vibrante.

Falecido em 2005, aos 76 anos, Lins segue sendo a referência de familiares, de amigos e de comandados, cuja energia e afetividade ainda estão frescas na cabeça dos colaboradores mais veteranos. No lançamento do Memorial Lins Ferrão, prestigiado por pelo menos uma centena de convidados, saudade e emoção verteram com as lembranças verbalizadas pelos filhos Gustavo, Carmem e Fernanda, pela viúva Yolanda e pelo mano sócio Valdemar.

“O Pai tinha muitas coisas interessantes, mas uma delas eu não esqueço e me foi muito marcante: ele acreditava nos sonhos e pedia que acreditássemos também; ter fé: essa era uma característica sua e que fazia a diferença”, disse Gustavo, entre intensas lágrimas e demorados suspiros. A Gustavo, coube responder com mãos de ferro pela Superintendência Financeira da empresa, que hoje tem 68 lojas e emprega 3 mil trabalhadores. 

Já Carmem, cuja inspiração fez a Pompéia se tornar uma das marcas mais conhecidas do Rio Grande, confidenciou que controlar a emoção na hora de organizar as peças do memorial não foi tarefa fácil: “Quando fomos selecionar as fotos para fazer este vídeo (com fotos e frases de amigos e familiares exibido no evento), por exemplo, a emoção fazia nós parar e recomeçar no dia seguinte o trabalho”.  

Dema Ferrão, que com a perda do irmão se tornou o presidente do grupo, resumiu o jeito Lins de ser desde sua saída da localidade em que nasceram, no interior de Encruzilhada do Sul:  “Como o Lins sempre foi mais apressado, ele chegava antes de mim”, disse seu Dema, em tom de descontração, recordando que o convite para ser sócio da primeira loja veio quando ela já estava montada em Camaquã.  


Na solenidade desta segunda-feira, ocorrida no ano em que a empresa completa suas seis décadas de vida, Carmem anunciou ao prefeito de Camaquã, João Carlos, que o Memorial Lins Ferrão estará aberto para visitação dos alunos das escolas municipais: “Quem sabe a história do pai irá inspirar futuros empreendedores”, sugeriu. Como Lins será difícil, mas quem sabe!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg