quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

“Camaquã precisa estar acima de tudo”, diz João Carlos ao ser empossado

Em dois atos realizados na noite desta terça-feira, 1º de janeiro, João Carlos Machado (PP) assumiu pela terceira vez o cargo de prefeito de Camaquã. Num primeiro momento, sua posse foi legitimada pelos também recém empossados vereadores. A solenidade da Câmara, na qual João Carlos fez o juramento de mandato, foi no Cine Teatro Coliseu. Após a sessão, comandada pelo novo presidente do legislativo, vereador Vinicius Araújo (PMDB), houve as transmissões dos cargos de prefeito e vice, no Salão Nobre da Prefeitura. Os dois eventos foram prestigiados por um grande número de pessoas. Um grupo de moradores da localidade de Pacheca, onde João Carlos mantêm propriedade, veio à cidade especialmente para acompanhar a posse. Tanto no Coliseu, como na Prefeitura, os hinos Riograndense e Camaquense foram executados ao vivo pelos músicos locais Fernando Sefrin, Manoella Maia e Pablo Voloski.    

Em suas duas manifestações, João Carlos evocou a necessidade de a nova administração ir ao encontro das demandas verificadas com o crescimento do município e exigidas pela sociedade. “Precisamos é de harmonia e união de forças, sem outro interesse que não seja o de servir ao nosso município”, destacou João Carlos, sempre citando a parceria futura com seu vice Paulo Mecca.

Ele também ressaltou o serviço prestado por Ernesto Molon à frente do Poder Executivo, nos últimos seis anos. “Me orgulho muito por, lá atrás, ter sido feliz na escolha do seu nome para ser meu vice, pois depois, ao te tornares prefeito, foi dedicado e incansável”, disse ele se dirigindo ao antecessor. Molon foi vice-prefeito de João Carlos em seu segundo mandato. Em 2007, com a posse de João Carlos na Secretaria Estadual da Agricultura, Molon assumiu a prefeitura, se elegendo prefeito em 2008.

Em sua despedida, os discursos de Molon foram carregados de agradecimentos - especialmente aos secretários e assessores. Com humildade, reconheceu que ao se tornar prefeito, sua pouca experiência foi compensada pelo respaldo de gente que muito lhe ensinou. Ao classificar esses auxiliares como “verdadeiros pais”, citou o exemplo da contribuição dada pelo ex-secretário da Fazenda Napoleão Kazprzak. “Aprendi muito neste período e agradeço a chance que me foi dada, pois saio daqui orgulhoso por ter podido ajudar a minha terra”, assinalou Molon, que antes da transmissão do cargo, recebeu João Carlos, Mecca e as respectivas esposas no gabinete do Executivo. Ali, entregou as chaves da sala e da prefeitura ao seu sucessor. 

A necessidade de um afinado diálogo entre governo e Poder Legislativo também foi defendido pelo prefeito empossado. Para ele, cada um dos vereadores terá papel de protagonista no novo cenário político local: “Precisamos olhar para frente, sem mágoas ou diferenças, já que o bem comum e um lugar melhor para viver é o objetivo de todos”, falou João Carlos. 

Foco inicial nos bairros  

Eleito pela terceira vez ao cargo de prefeito, João Carlos acredita sua experiência e as boas relações construídas ao longo do tempo trarão benefícios a sua administração e consequentemente a Camaquã. Em entrevista após a posse, ele também frisou que a eleição acirrada do ano passado, com resultado apertado no final, aumenta mais ainda a responsabilidade de se fazer um trabalho de resultados. João Carlos também antecipou que neste início de gestão a melhorias das condições dos bairros terão prioridade neste início de gestão.

A posse dos novos secretários municipais está prevista para esta quarta-feira, 2, às 10h, no Coliseu. 
__________________
Alex Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leg