quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vergonha na cara, eis a diferença

Eu acredito numa vitória do Guarany, domingo. Chamem-me de iludido, de torcedor cego, de sonhador e até de maluco. Acusem-me e insinuem que eu também acredito em papai Noel. Eu aceito. Mas vou continuar teimando: o Guarany está vivo - e muito vivo - e as chances de o clube se classificar para a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de 2013 são muito maiores do que a inicial frustração de ontem. 

Acredito nisso e essa crença está acima do sentimento de bairrismo ou da expectativa do sempre presente improvável do futebol. Ai é que está: não tem nada de surpreendente se esse valente time de Fabiano Daitx ir a Frederico Westphalen e vencer o time local por 1 ou 2 a 0.  Não tem nada de impossível nisso.

Faço essa afirmação levando em conta tudo que o Guarany já fez nesta temporada, neste campeonato. Ah, mas o Guarany tem um retrospecto de vitórias baixo fora de casa! Tem, e todos esses times que estão ai no quadrangular também têm. Mas esse jogo de domingo é diferente. Não haverá depois se não se ganhar do União. E esse, definitivamente, é um fator motivador.

Acredito no Guarany domingo porque vi esse time fazer grandes partidas fora de casa – inclusive sendo melhor que o próprio Esportivo, hoje badalado pela imprensa estadual pela classificação de ontem. Aliás, o Guarany não é inferior ao Esportivo. Jogou melhor lá e aqui. Infelizmente, faltaram gols. Falta de gols que foi o problema desta fase para o time de Camaquã.

Em relação ao time que vai entrar em campo, no domingo, o técnico Fabiano terá de improvisar. Matão não joga por causa da suspensão – o que é uma pena, pois mesmo descontado, é um jogador decisivo. Altiere deve começar jogando, já que entrou bem no segundo tempo do jogo contra o Esportivo. Valdir Baiano? Até pode, mas não está bem. O problema de Baiano é o de sempre: a balança. Voltou a ganhar peso, cansa rápido. Isso ficou claro ontem, quando entrou na etapa complementar. Ivan Lima deve voltar e o Guarany, lógico, vai entrar com um meio campo mais recuado, ou menos avançado pelo menos. Cautela que será o primeiro mandamento de domingo. 

E haverá contra o Bugre todo o apelo da torcida local, toda a empolgação de uma cidade e de um clube. Tudo isso é verdade. Mesmo com tudo isso, eu acredito no Guarany. Tenho fé neste grupo, na força, na qualidade e no caráter destes atletas. A cena dos jogadores chorando quarta-feira, por não conseguirem dar a alegria que queriam dar a si e aos torcedores alvi azul simbolizou e revelou muita coisa. Uma delas é que este é um grupo tem vergonha na cara. E quem tem isso, pode tudo. Até gerar o imponderável.        



 

Leg