terça-feira, 17 de julho de 2012

Varzianos, mas civilizados e apaixonados

Seis décadas de história em cento e oitenta minutos. É isso que está em jogo, quando bola começar a rolar a partir das 15h desta quarta-feira, no estádio Coronel Silvio Luiz.

A primeira destas duas últimas páginas da participação do Guarany no quadrangular da Divisão de acesso 2012, que serão contadas até domingo, começa a ser aberta a nesta  quarta-feira, contra o Esportivo. E tudo que o Bugre precisa neste momento é de testemunhas. Muitas!

É verdade que a partida de amanhã é num horário de trabalho, num dia normal de trabalho. Mas um estádio cheio amanhã é um ótimo ingrediente em favor do Bugre.

Além de ser decisivo, este confronto em Camaquã tem outros significados. Significados que levaram a uma tensão extra para ambos os lados. As declarações inoportunas de um dirigente – no caso o do esportivo, as agressões ocorridos no último jogo, na Montanha dos Vinhedos e agora estes supostos emails enviados por torcedores camaquenses a jogadores do Esportivo fabricaram uma atmosfera pesada nos bastidores das duas equipes.

Mas é no campo e só no campo que a coisa vai se decidir, não vejo favoritismo nem de um lado nem de outro. Tudo pode acontecer amanhã em Camaquã. Os times de Fabiano Diatx e de Luis Carlos Vink fizeram por onde para chegar até aqui e qualquer um que ganhe não será surpresa para ninguém. Agora, o que vejo sim é um Guarany mais mordido, também por todos estes fatores extra-campo. Mordimento que atinge dos jogadores à comissão técnica. E vejo também um Guarany mais merecedor de um bom resultado amanhã e de uma classificação no domingo. E honestamente, nem estou aqui me expressando como torcedor. Falo isso diante dos próprios resultados dentro de campo.

Ora, um time que perde em casa como aconteceu domingo, com toda a estrutura de clube que seu presidente tanto se orgulha, com nomes bons até nas quatro linhas, definitivamente é frágil. O Guarany não é frágil e com toda sua simplicidade e dificuldades, tem algo que me parece superar o rival: vontade. Tanto de se preparar como para vencer.

Em favor do Bugre também está o fato de o Esportivo vir desfalcado. Seja por lesões, seja por suspensões, o esportivo não vem completo. O Guarany estará: Matão, por exemplo, está confirmado. A mudança confirmada no Guarany é somente no gol, com Jean iniciando o jogo no lugar de Geo. Jean foi bem em Passo Fundo. Jean é um goleiro seguro e deverá fazer mais um bom trabalho.

No resto meus amigos, quem for ao estádio, torça, torça com vontade, ajudando nosso Bugre. Mas em hipótese alguma podemos seguir o exemplo de outras paróquias mais abastadas, onde até pedra alguns torcedores atiram em campo contra jogadores adversários do seu time. Se tiver que atirar algo para dentro das quatro linhas, que atiremos apenas boas energias a essa turma guerreira do nosso alvi azul.

E se tiver que continuar sendo chamados de varzianos, tudo bem, desde que o adjetivo seja acompanhado dos complementos civilizados e apaixonados pelo seu time. Por que futebol é isso.       

Leg