terça-feira, 10 de julho de 2012

O que aguarda pelo Guarany no Planalto Médio?

Por Alex Soares

Que Passo Fundo o Guarany vai encontrar domingo? E que Guarany o time mandante vai ver jogando? 

De uma coisa não tenham dúvidas: o Passo Fundo vai para cima do Bugre desde o momento que a bola der a primeira rolada. Com apenas um ponto na tabela neste quadrangular, amargando a última colocação, o Passo Fundo precisa de qualquer jeito da vitória se quiser continuar vivo. Bater o Guarany, e depois o União Frederiquense, na semana final desta fase, é ordem no Vermelhão da Serra. 

 
O mesmo Vermelhão da Serra onde, aliás, existe uma grande mobilização. Nesta segunda, uma reunião entre diretores, comissão técnica e jogadores reafirmou a importância do jogo de domingo. Hoje, terça-feira, novamente os diretores se reuniram, desta vez com a Brigada Militar para definir questões relacionadas com a segurança, já que a  previsão é de estádio lotado em Passo Fundo. 

 
Já dentro de campo, o professor Ricardo Atoline contará com o retorno de dois importantes titulares, que estavam cumprindo suspensão automática. São eles: Dudu, homem de contenção, referência da marcação no meio de campo e de Barão, lateral talentoso que marca e também e apoia, sendo o responsável pela criação de grandes jogadas do Passo fundo pelo lado direito. 

 
Desta forma, se o Passo Fundo surpreendeu muita gente ao jogar aqui, com um futebol organizado, ofensivo e que tem no seu meio de campo um dos seus grandes trunfos, domingo jogará completo e, teoricamente, melhor ainda. 

 
Já pelo lado do Guarany, não a acredito em qualquer tipo de mudança na habitual proposta de jogo do técnico Fabiano Daitx. Dentro do seu esquema, Diatx é até conservador, não costuma radicalizar seu esquema porque vai jogar contra o time A ou o time B. O treinador do Guarany tem convicções e acredita nelas. E ai está um dos diferenciais do Guarany este ano: a estabilidade tática. E por isso acho que Ivan Lima volta no domingo ao time. É o meia que mais se encaixa na função da articulação com o ataque e quando ele está bem faz diferença. Já na zaga, Fábio volta. Formará a dupla com Claiton. Honestamente,  mesmo com todas as qualidades de Gustavo, acho que essa formação, com Fábio e Claiton, rendem mais. E no gol, com Geo suspenso, entra Gean Alves, que sempre que exigido tem dado ótima resposta.
Devemos ter um Guarany cauteloso, claro, que vai explorar bem as contra jogadas de ataque do Passo Fundo e consciente de que a obrigação do resultado é do time da casa. E se o Bugre conseguir segurar 20, 30 minutos o Passo Fundo, não permitindo o gol, pode começar ai a trazer um resultado bom do Planalto Médio.    

 
Enquanto isso na Serra, o Esportivo tentará a classificação antecipada matando o União Frederiquense. E olha, é até  bom para o Guarany se isso acontecer. Lembremos que o nosso adversário depois do Passo Fundo é justamente o Esportivo, que com sua classificação - se não consolidada ao menos bem encaminhada - vem digamos, com o sangue mais doce a Camaquã. 

 
Domingo, ou a coisa embola de vez, porque na verdade não tem ninguém classificado ainda, ou começa a tomar um rumo de definição. Mas em se tratando de Segundona, a tradição reza que definições mesmo só acontecem no último suspiro da última rodada.   

Leg