sábado, 7 de julho de 2012

Coluna da semana/GR

Padre torcedor 
Ele tem sido uma atração à parte nos jogos do Guarany. Natural de Cachoeirinha, o padre Tiago Francesco é um dos torcedores mais fieis do Guarany. Aos 28 anos, ele integra a nova safra de padres do movimento carismático. Em suas missas, o Guarany está sempre presente nas suas orações. Quando vai no Estádio, acende vela e abençoa os atletas. No último domingo, não conseguiu ver o começo do jogo, pois estava rezando missa. Quando chegou na social, com o jogo em andamento, a torcida que lotava as arquibancadas o saudou em coro.



De novo
Mais uma vez a oposição vai rachada para uma disputa eleitoral em Camaquã. Contrariando aquilo que boa parte dos adversários do PP pregavam – formar um grupo único para combater o ex-prefeito João Carlos Machado – PT e PSB terão candidatos próprios. Enquanto o PT contará com a tradição pedetista na chapa majoritária, o PSB não conseguiu atrair um apoio mais expressivo, lançando inclusive uma dobradinha com integrantes próprios da sigla. Na largada da campanha, a primeira missão de  José Carlos Copes e de Fábio Renner é superar um ao outro. Quem conseguir se sair melhor, se credencia para assumir o papel de anti situação.

Rivalidade

As formações das chapas na região escancaram as enormes diferenças e mais do que isso, o clima de rivalidade entre os parceiros estaduais PT e PSB. Ainda é cedo para saber, mas é certo que isso vai estourar mais tarde. A tendência é que ao longo da campanha as hostilidades se intensificarem.

Mágoas

Só o dia a dia da campanha vai  mesmo dizer se as divergências entre PP e PMDB foram superadas. Pelo menos entre o atual prefeito Molon e o candidato do governo João Carlos Machado a coisa se acalmou e ambos já tomam mate juntos. O problema é que tem muita gente na volta ainda ressentida, botando pilha.

 Gesto
O PMDB foi duro com o colunista após a circulação da coluna da edição passada. Operadores do partido se revoltaram quando leram que foi o PMDB quem procurou o PP para se acertarem, depois do racha. Eles afirmam que foi justamente o contrário. Como combinado, o registro está feito. Seja como for, Ernesto Molon terminou o final de semana sorrindo. O homem estava, digamos, bem mais leve.    

Molon Deputado

O prefeito de Camaquã, aliás, se decidiu: será candidato a deputado estadual em 2014. “Está na hora de mostrar nossa presença regional constante, com alguém eleito pelo voto na política estadual”, diz o peemedebista. Prevenido, desde já conta com o PP local no apoio. 

Todos contra o PT
Em São Lourenço do Sul, um frentão da oposição formado por 10 partidos tentará sacar o PT do poder. O vereador Rudinei Härter (PDT) será o candidato a prefeito, tendo João Pedro Grill (PSB) como vice. A situação vai com Daniel Raupp (PT), atual vice-prefeito, que terá como candidato a vice o também petista Gilmar Lüdtke.

 Tapes
Em Tapes, os candidatos teoricamente favoritos irão com chapas puro sangue. A chapa do governo será formada pelo vereador Silvio Rafaeli e Dr. Francisco Dias (PDT), enquanto o ex-prefeito José Carlos Garcez terá Luiz Costelão de vice (ambos PP). O atual vice-prefeito Patrício Farias (PMDB) terá de vice Jorge (PT).

Camaquense finalista
Vamos ficar na torcida, neste sábado, 7, para a cantora Luana Fernandes, de Camaquã. Ela disputará a final o Concurso Palco PUC 2012, com mais quatro bandas. Ela estará no Teatro da PUC acompanhada pelo músico Ricardo Cordeiro. Na plateia, vários camaquenses estarão lá, prestigiando-a. Força, Luana.


_____________________________________
Rápidas
Por pouco o PSD (partido do Cassab) não foi vice do PSB. Atacílio Fortunatto, que agora será candidato a vereador, rodou por quatro votos.

Cristina Tessmann não foi vice. O Coração arenista do pai  Helmute fez a diferença.  

Uma ala minoritária do PDT tentou até o fim fechar um acordo com o PP. Não deu. Vereador Neco era um dos maiores entusiastas da parceria.

Renato Nogueira (PDT), vice de Copes, será apresentado oficialmente aos camaquenses. Tem potencial de muito crescimento ao longo da campanha.

A cada nova eleição, novas figurinhas surgem. De uma hora para outra, se transformam nos “caras mais legais da cidade”.

Depois de algumas aleições, o ex-prefeito Hermes Rocha estará nos bastidores deste pleito. Coordenará a campanha de Copes e do genro Renato.

O gosto pela política e a amizade com João Carlos foram mais fortes e o veterano Antônio Longaray vai mais uma vez coordenar a campanha de João Carlos.

Aliás, seu Antônio só tem trabalhado em período nos períodos eleitorais. Poderia ter pego o cargo que quisesse desde 2001. Nunca quis. É homem de partido.

Nenhum dos candidatos a vice é de Camaquã: Nogueira (PDT) é de Encruzilhada do Sul, Mecca é de Getúlio Vargas e Ney da Receita nasceu em Santa Maria. 

Atual vice-prefeito Nelson Devantier (PP) tentará voltar à Câmara de Vereadores.

Leg